15 março 2012

breviário para a quaresma (4)

Se há na Política um "instrumento milagroso" para o bem-estar, o amortecimento de desigualdades sociais, a redução do desemprego..., esse instrumento é o "Crescimento". Mas:

A nossa economia pode realmente crescer sem fim? O nosso mundo consumista tem futuro? O crescimento económico pode ser um objectivo legítimo dos países industrializados, numa altura em que a economia mundial já atingiu os seus limites ecológicos e mais de mil milhões de pessoas sofrem fome? Vamos poder continuar este caminho?

**

O crescimento como desejo e ideia central não domina apenas as multinacionais, as bolsas e os ministérios, mas também as nossas cabeças.

A procura de algo novo, de consumo e de crescimento está ancorada no mundo interior dos nossos desejos, esperanças e valores. Tornar-se alguém! Tornar-se sempre melhor, ir mais longe, fazer mais. Cada dia é dia de julgamento e prestação de contas, inspeccionado pelo rendimento, ordenado por lucro e prejuízo. Nenhum momento deve ser perdido, nenhuma acção deve resultar improdutiva. Alcançar em si próprio tanto mundo quanto possível (Wilhelm von Humboldt)!

Harald Welzer

(daqui)

1 comentário:

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Olá!
Muito pertinente sua postagem.Um texto para refletir sobre o que somos e de que maneira somos.
Grande abraço
se cuida