29 janeiro 2011

coisas da minha vida

Ultimamente tenho tido dores de joelhos ao fazer zumba.
Ainda agora comecei, e já estou a correr o risco de ser mal entendida. Antes que os mais brejeiros comecem a mandar bocas: zumba é uma espécie de aeróbica com música da América Latina, que também pode incluir dança do ventre e flamenco - no fundo, tudo o que nos fizer suar e rir.

O extraordinário fenício que nos põe a dançar está cada vez melhor, e nós, o mulherio, também não fazemos má figura. Quando chega a vez da dança do ventre já nem nos preocupamos em imitar os seus movimentos. Aplaudimos, gritamos wow! e huuu!, e ele finge cara de zangado e diz "pouco barulho" e continua a agitar as ancas no seu fato de basquetebolista. É tudo muito engraçado.

Mas ultimamente tenho tido dores num joelho, e resolvi atacar em cheio pela hidroginástica, para fortalecer os músculos. E fui, na terça-feira passada. Na quarta tinha uma dor lancinante (ahem, digamos, forte) na anca. Nem conseguia andar em casa, quanto mais ir dançar zumba. Na quinta-feira percebi que não era lumbago nem ciática, porque a dor deslocou-se para a caixa torácica. A familória riu-se, fizeram apostas sobre uma enxaqueca para sexta. São uns insensíveis, porque eu estou como se tivesse uma costela partida: rir ou tossir provoca-me dores, como já disse, lancinantes.

"Faz desporto, vais ver que te sentes melhor dentro do teu corpo", foi o que me disseram, e eu inscrevi-me neste ginásio. Ainda agora estou a tentar descobrir o que é que percebi mal.

6 comentários:

Arzebiu disse...

Quando se começa a fazer desporto, muitas vezes o problema não é nos músculos mas nas articulações. Por exemplo, se estavas sedentária e começasses a correr 4 dias por semana, irias ficar com mazelas nos joelhos. Não era muscular, era mesmo da carga no joelho a que ele não está habituado.

Na natação não há este problema porque como não tens gravidade as articulações não sofrem.

Portanto, acanselho um periodo mais calmo de recuperação, e depois podes voltar à carga. :)

Helena Araújo disse...

Obrigada, Azebiu.
Eu pensava que a hidroginástica era uma boa ajuda, mas pelos vistos esforcei-me demasiado.

Gi disse...

Pois eu costumo dizer que o desporto faz mal à saúde, mas ninguém acredita em mim ;-)

(Hehe a captcha aqui em baixo é treta)

António P. disse...

Se me permite, Helena...deixe-se disso.
Andar ( normaalmente ), bicicleta e descanso :)
Bom domingo

maria disse...

:)))

deixa-te te desculpas e vê lá é se pões isso tudo a mexer!!!

Helena Araújo disse...

eu bem queria pôr tudo a mexer, Maria, mas o António P. não deixa!

( ;-) para os dois)