12 junho 2010

Vietname em Berlim

Ontem fomos jantar com amigos, de Karlsruhe, que nunca tinham estado num restaurante vietnamita. Ora aqui está um caso flagrante de assimetrias regionais: depois das pizzas e dos dönner, é impossível conceber Berlim sem a cozinha vietnamita.

Para os visitantes de Berlim, aqui vai uma lista com quatro dos nossos preferidos (em todos eles é possível almoçar bem por cerca de 10 euros; e dificilmente o jantar ultrapassa os 20 euros, bebidas incluídas):

- Mitte - Rosenthaler Str. 38 (junto aos Hackeschen Höfe): Pan Asia - no verão é muito agradável usar as mesas do pátio. Sabores da cozinha vietnamita (e também tailandesa e chinesa) com um toque muito elegante e moderno. Não deixem de experimentar as bebidas especiais da casa.

- Mitte - Alte Schönhauser Straße 46: Monsieur Vuong - durante algum tempo foi aquilo a que se chama "um local para insiders", mas entretanto tornou-se um segredo de Polichinelo. Apesar de sempre cheio, e do consequente burburinho, vale a pena. Às vezes temos sorte, e o Monsieur Vuong vem ter connosco para conversar um pouco - enquanto fala solta as mãos num fino bailado, e nós até nos esquecemos de comer. As ruas à volta desse restaurante são muito agradáveis para passear, com lojas pequenas e originais, algumas delas muito engraçadas - literalmente.
(Pequeno truque: ao fim de semana, os berlinenses comem tarde. Para não ter de esperar muito nestes locais famosos, o mais fácil é chegar antes das 13 para o almoço e por volta das 19 para o jantar.)

- Neukölln - Hasenheide 10: Hamy Cafe Foodstore - simples, serviço incrivelmente rápido, pratos deliciosos, preços inacreditavelmente baixos. E quem, no fim da refeição, tiver ainda algum espaço livre no estômago, pode atravessar a rua e ir comer um gelado na gelataria Hennig.
Pequeno senão: o parque em frente, Volkspark
Hasenheide, já no tempo da Christiane F. era famoso como local de tráfico de drogas. A situação tem vindo a escalar, com bandos africanos e árabes a lutar pelo domínio desse espaço. Aos visitantes dessa área (que inclui a Hermannplatz, ali perto) recomenda-se alguma precaução, sobretudo à noite.

- Charlottenburg - Leonhardtstrasse 7: My Hanoi. O Kiez da Leonhardtstrasse é um local muito especial em Charlottenburg: com larguíssimos passeios onde os cafés e restaurantes espalham as suas mesas à sombra das árvores frondosas, num cenário em estilo Art Nouveau muito bem cuidado. Um espaço para saborear a boa vida com todo o sossego. Num raio de uma centena de metros encontram-se restaurantes que vão da Espanha à Áustria, passando pelos inevitáveis italiano e indiano e, claro, pelo My Hanoi. Todos eles muito bons. No vietnamita recomendo especialmente as sobremesas. Todas elas.



Adenda

- Mitte - Münzstr. 3, entre Alexanderplatz e U Weinmeisterstr. : "Com Viet". É muito pequeno, mas a qualidade é muito boa e os preços são bastante acessíveis.
(a partir de um comentário do Francisco)

Mais uma Adenda: 
(também por sugestão do Francisco)
ChénChè

4 comentários:

Francisco L. disse...

O Hamy é mesmo muito bom (aquilo já é Kreuzberg ali, ou para se ser fash: Kreuzkölln).

Ao Pan Asia nunca fui. Eu sempre desconfiei de restaurantes em zona turistica.

Monsieur Vuong: sempre ouvi falar muito bem dele, mas nunca lá fui, infelizmente.

My Hanoi... pois, a Charlottenburg só vou para ir a: a) Deutsche Oper, b) Aqui España, c) Amazing Asien Supermarkt

Mas para mim o favorito é o "Com Viet" (Münzstr. 3, entre Alexanderplatz e U Weinmeisterstr.). É muito pequeno, mas a qualidade é muito boa e os preços são bastante acessiveis.

Tenho um Vietnamita ao final da minha rua (não vem no QYPE...), mas ainda não tive coragem de lá ir, após um ano...

Helena Araújo disse...

Francisco,
os outros também são zona turística!
O Pan Asia quase não se dá por ele. E vale mesmo a pena. A comida é mais elaborada (nouvelle cuisine asiática, digamos assim) e as bebidas são excepcionais. Já lá almocei por 11 euros, dois pratos mais bebida.

Helena Araújo disse...

E: sim, o Hamy é excepcional. Quase nem dá tempo de encomendar, já a comida está na mesa.

Francisco L. disse...

pois, mas o Pan Asia está na zona turística por excelência...