24 dezembro 2014

a lovely idea



Já nem me lembro bem que impulso me levou a pedir amizade ao Frederico Lourenço no facebook, mas garanto que foi um dos melhores impulsos que tive em 2014.
(Mesmo sem conhecer os seus critérios de amizades facebookianas, deixo aqui uma recomendação: tentem. Se ele aceitar, podem crer que acabei de vos dar um belo presente de Natal.)

Há dias havia no seu mural um post sobre o Natal:

Quem leu o famoso romance “Brideshead Revisited” de Evelyn Waugh lembrar-se-á de uma conversa entre Charles e Sebastian sobre a fé, em que Charles se afirma não-crente e exprime a sua estranheza perante o facto de o amigo acreditar na lenda do Natal (com Reis Magos e burrinho junto da manjedoura). Diz Charles: “but my dear Sebastian, you can’t seriously believe it all... I mean about Christmas and the star and the three kings and the ox and the ass”. Ao que Sebastian responde: “oh yes, I believe that. It’s a lovely idea”. Ora o Natal é para muitos de nós o contrário de uma “lovely idea”. 

O texto continua com críticas àquilo em que transformaram o Natal, e o sofrimento dos que não cabem no estereótipo desta festa.
E depois:

O sentido está alhures. Para mim, pessoalmente, o sentido está na “lovely idea” de que fala Sebastian em “Brideshead Revisited”. Não preciso de acreditar que o menino deitado na manjedoura é filho de Deus para reconhecer a espantosa beleza da ideia de que o filho de Deus pudesse imaginariamente estar deitado num estábulo de animais, calmamente observado por um burro e por um boi. Também não preciso de acreditar na virgindade da mãe que o deu à luz para achar “a lovely idea” a noção de que uma virgem pudesse engravidar e parir uma criança. A ideia das virgens que engravidam não é exclusiva, como se sabe, da mitologia cristã. Já na Ilíada há um herói troiano, nascido por partenogénese, que é morto no campo de batalha. Também Homero, portanto, achou tal possibilidade “a lovely idea”. No romance de Evelyn Waugh, Charles indigna-se (carinhosamente, claro) com Sebastian, retorquindo que não se pode justificar a fé religiosa com base na “beleza” da ideia do Natal. “But you can’t believe things because they’re a lovely idea”, remata. Sebastian, impávido, responde: “but I do. That’s how I believe”. Mas ao mesmo tempo a lenda do Natal na mitologia cristã tem o seu reverso, que – longe de ser “lovely” – é tragicamente ilustrativo da condição humana. Se o facto de o filho de Deus não ter vindo ao mundo no mais esplendoroso palácio da terra (mas sim na palha de um estábulo) sugere a mais requintada das verdades poéticas, já o massacre dos inocentes ordenado por Herodes faz soar uma nota amargamente realista, visto que genocídios e massacres pautam desde sempre a história da humanidade. Deus decidiu vir ao mundo? Então o mundo é isto: é um lugar onde um bebé recém nascido não só não tem abrigo condigno como está imediatamente na iminência de ser morto (quase) à nascença. Mais tarde, nesse mesmo menino já crescido, cuspir-lhe-ão em cima. Troçarão dele, arrancar-lhe-ão a roupa, fustigá-lo-ão de forma cruel, crucificá-lo-ão. Este “Deus” não veio ao mundo para ser recebido como Deus, mas como um marginal, um criminoso, um “pobre de Cristo”. Sinceramente, eu não sei se acredito em Deus. Mas se há “lovely idea” alguma vez imaginada por alguém, tem de ser esta. Sebastian tinha razão. E nesta ideia, sim, é possível acreditar. 

(Vêem porque é que eu digo que a amizade facebookiana do Frederico Lourenço seria um belo presente para este Natal?)

Recupero parte do comentário que lá deixei:

Vejo o Natal como uma lupa: torna maior o que é. Quem está bem sente-se melhor, quem está mal sente-se ainda pior. Não é por acaso que a taxa de suicídios aumenta nesta altura. Também odeio o que fizeram do Natal: as decorações, as músicas horríveis (como se não houvesse música belíssima), a orgia de presentes, o stress das comezainas... Tenho a sorte de viver numa família funcional e num país onde é possível encher esta época de poesia: a calma, a música de Bach, os passeios nas florestas cobertas de neve, o pinheiro com velas verdadeiras, o aroma de cera de abelhas a espalhar-se pela casa...
Sendo cristã, acolho o sentido simbólico do Natal, o que torna estes dias mais especiais. O Evangelho não é um relato factual, é mais como o Manoel de Barros dizia: só 10% é mentira, o resto é inventado. A Bíblia é uma intuição do divino traduzida em linguagem simbólica. Quanto mais se mergulha nela, mais interessante fica. Por exemplo, em Mateus a cena da natividade começa com uma longa lista de antepassados de Jesus, entre os quais se encontram uma prostituta e uma estrangeira. O evangelista apresenta-nos um Deus que, ao entrar na condição humana, é descendente de rejeitados e rejeitado antes de nascer (ninguém dá abrigo à mulher em trabalho de parto). A violência começa muito antes do massacre dos inocentes, e é uma violência quotidiana, que mal notamos. A paz que Jesus traz para o presépio já toca esta violência da nossa sociedade: o Deus humano faz-se na carne dos mais pobres, dos mais frágeis, dos rejeitados.

Não sei se o autor de Humans of New York é cristão, mas entendeu inteiramente o sentido simbólico do Natal. Está a organizar para Nova Iorque uma lista de pessoas que estão sozinhas nesta época, e outra com pessoas que convidam desconhecidos para passar o Natal com eles. Com um detalhe comovente: diz que as pessoas não precisam de se intimidar - estar sozinho no Natal não significa que a pessoa não tem amigos, mas que as circunstâncias conspiraram contra ela. Como disse, não sei se este homem é cristão, mas o seu gesto torna a "lovely idea" viva entre nós.

Antes que me perguntem: sim, convidámos algumas pessoas sozinhas para passar o Natal connosco. E não, não são desconhecidos. Estamos a caminho, mas ainda não tocámos o presépio...
A "lovely idea" não é apenas algo reconfortante - é um desafio brutal.


Sem comentários: