26 fevereiro 2021

boas notícias

 


Segundo o Financial Times (de onde tirei o gráfico), o processo de vacinar a população está a correr muito melhor em Portugal que na Alemanha e na França (só para falar dos países que costumam ser usados como referência).

Aqui esta alminha estrangeirada fica na dúvida entre alegrar-se por Portugal, que está a ficar muito bem na fotografia, ou encher-se de inveja dos portugueses, que estão a chegar mais depressa à imunidade de grupo.

Em todo o caso: bem podiam fazer disto notícia de primeira página nos jornais. Parece-me bem mais relevante do que a ideia que andaram a transmitir de que em Portugal a vacina é só para os
"espertinhos" - quando mais de 99,9% das vacinas foram dadas respeitando os critérios.

Será que alguém podia perguntar aos jornais porque é que são tão céleres a fazer primeiras páginas que empolam o negativo, e não lhes ocorre dar igual relevância a notícias que espelham o que temos de melhor?

Imagino a resposta: notícias positivas não vendem tão bem como as "polémicas" e os "escândalos".

O problema é que o negócio das polémicas e dos escândalos servidos em letras garrafais cria nos portugueses a sensação de que este país está perdido - e que precisa de uma mão forte para reentrar nos eixos.

Se me deixassem mandar...
Como não deixam, proponho um plano B: criar o movimento "eu pago!", juntando pessoas dispostas a assinar todos os jornais que se comprometerem a reservar metade da primeira página a notícias de algo positivo que aconteceu no país. E simultaneamente dispostas a deixar de comprar jornais cujo modelo de negócio passa por dar aos portugueses uma imagem profundamente negativa (e falsa) do país.


Sem comentários: