14 novembro 2019

Hiromi Uehara



Descobri esta pianista num artigo recente do Spiegel, que falava das pessoas que vão à famosa Elphi de Hamburgo pelo facto de a sala andar nas bocas do mundo, e haver pacotes turísticos ou promocionais que incluem um concerto qualquer. De modo que muitos, depois de ver a sala, fotografar e pôr no instagram, saem a meio do concerto porque já fizeram tudo o que tinham a fazer naquele sítio.

Diz o Spiegel que não foi o caso deste concerto da pianista de jazz japonesa: ficaram todos, completamente agarrados à sua música. E acrescenta que ela "tem 40 anos, já anda nos palcos há 20, e não se consegue explicar porque é que continua a ser apenas um segredo bem guardado. Diz-se que tem uma "energia diabólica" e que é o "Jimi Hendrix do piano", ou uma "acrobata do teclado". O que é verdade: quando deu um concerto em Hamburgo, há alguns anos - com o seu trio, na Fabrik - alguém resmungou à saída: isto não foi um concerto, foi uma demonstração de poder."

Mas também há os momentos em que se trata de uma sublime manifestação de sensibilidade, como no caso do vídeo acima, de 2009, no qual ela toca uma composição sua numa altura em que andava a fazer o luto de uma pessoa que lhe fora muito próxima.





2 comentários:

Catarina disse...

Nunca vi um/a pianista com tanta "energia". Impressionante.

MRegueiras disse...

Que espectáculo! Obrigada pela divulgação!