18 dezembro 2018

o regresso do cartesianismo


Alguém se deu ao trabalho de criar esta imagem com alguns dos sites de fake news que servem (digamos assim) o mercado português.

Pela segunda vez nas últimas semanas dei-me ao trabalho de ir verificar no facebook se por acaso teria caído em alguma dessas armadilhas. Por sorte não era seguidora de nenhum dos sites, mas encontrei por lá muitas caras que conheço do facebook. Curiosamente, algumas das que seguem vários desses sites são pessoas que têm uma presença tão desagradável nas redes sociais que me dá vontade de as pôr à distância. Mas vou deixando ficar, para a minha bolha não ficar demasiado confortável (a cada um os seus cilícios).

Tivesse eu tempo, e fazia uma lista do número de sites de fake news que seguem. Sempre arranjava uma maneira mais pedagógica de terminar as discussões irracionais: "ó amigo, consigo não é possível falar, você anda a ler demasiadas fake news!"


Da primeira vez que fiz esta pesquisa de armadilhas, avisaram-me: é um exercício quase em vão, porque estas listas não são exaustivas. Temos de estar permanentemente alerta, e desconfiar de tudo o que nos servem na internet. Temos de verificar sempre a veracidade dos factos, ou, pelo menos, as fontes.


(Mas a triste realidade é esta: se o Cepticismo Cartesiano fosse uma empresa cotada na Bolsa, provavelmente este era o tempo de vender, e não o de comprar as suas acções.)



Sem comentários: