22 abril 2018

"hotel"


Um colega da Enciclopédia Ilustrada publicou este cartaz para ilustrar o seguinte texto:

Situado na Rua do Alecrim, com fachada virada para o Cais do Sodré, o Hotel Bragança abriu portas em 1924 - existindo desde 1910, mas com o nome Pensão de Família.
José Saramago escolhe este local para Ricardo Reis se acomodar depois da sua chegada do Brasil.

"Para onde, mas a resposta chegou primeiro, ainda irresoluta, suspensiva, Para um #hotel, Qual, Não sei, e tendo dito, Não sei, soube o viajante o que queria, com tão firme convicção como se tivesse levado toda a viagem a ponderar a escolha, Um que fique perto do rio, cá para baixo, Perto do rio só se for o Bragança, ao princípio da Rua do Alecrim, não sei se conhece..."
José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis
[imagem obtida em Wikipedia]

--

Muito interessante, este cartaz. Vamos deixar passar aquela cosinha, que ao nível de erro ortográfico já vi cozinhas mais escatológicas.

"Telefones em todos os andares" chama a atenção: é o correspondente ao nosso wifi nos quartos.

Agora, o que me surpreendeu mesmo: pensava que "o melhor situado" em vez de "o mais bem situado" era tique mais recente, de gente que não sabe e quer falar bem (no Porto, nota-se mais no pessoal que diz "sávado") (mas só lhes costuma acontecer aos domingos, quando saem com a roupa boa à rua). Afinal é um tique antigo? Estou tramada, um dia destes sou a única pessoa em Portugal inteiro a dizer "o mais bem situado".


3 comentários:

jj.amarante disse...

Quando eu era novo (nasci em 1949 em Ermesinde) corrigiam-me sempre que eu dizia "mais bem" para "melhor". Há uns anos que ouço "mais bem" e que tenho aquela reacção pavloviana de pensar "melhor". Nunca percebi o que se tinha passado. Constato então pelo que nos diz que estamos a regressar aos meus costumes de juventude.

Susana Rodrigues disse...

Não é a única, não, Helena. Também me entrou pelos olhos adentro o "melhor situado" e tive a mesma reação: então isto já é coisa antiga? Mas na verdade, ultimamente, tenho visto tanto este modelo de substituir o "mais bem" por "melhor", que já quase tinha começado a duvidar... ainda ontem o li num jornal online dos nossos.
Um abraço, ainda mais bem dado! :-)

Nan disse...

Já somos três, porque eu também digo "o mais bem situado".