02 março 2018

Harvey Weinstein nos Óscares 2018


 
(fonte: Variety)

Durante este fim-de-semana estará exposta no Hollywood Boulevard, perto do teatro onde decorre a gala de atribuição dos Óscares, uma escultura de Weinstein sentado numa chaise longue, feita pelos artistas plásticos Joshua "Ginger" Monroe e Jesus. Espertinhos: deixaram espaço no sofá para as pessoas se sentarem, fazerem selfies, e porem no facebook ou no instagram. A escultura chama-se "Casting Couch", que é o nome dado à prática de os poderosos exigirem a prestação de favores sexuais em troca de benefícios profissionais. O Hollywood Reporter explica bastante bem a instalação e a intenção dos autores.

Ao pesquisar o uso do termo em português encontrei um texto de um antigo professor universitário que tem outra definição de "casting couch": segundo ele, "é a expressão que traduz o fenómeno da prestação de favores sexuais em troca de benefícios profissionais", e dá exemplos da universidade, tais como alunas que lhe apareciam com decotes completamente despropositados pensando que assim conseguiriam boas notas.

Ora aqui está algo que convém esclarecer: o #metoo é sobre poderosos a exigir a prestação de serviços sexuais em troca de uma oportunidade de trabalho, ou sobre deliberadas ofertas de favores sexuais para atingir determinado objectivo? É que nos comentários que tenho lido por aí, há muita gente a confundir uma coisa com a outra.

Nos dois casos, contudo, não há margem para dúvidas quanto ao comportamento da parte que faz jeitinhos em troca de favores sexuais: é sempre responsável de ter abusado do seu poder a favor dos seus próprios interesses, e não dos da instituição que lhe outorga esse mesmo poder. Independentemente da definição de "casting coach", quem concede benefícios profissionais em troca de favores sexuais não é o profissional adequado para o lugar que ocupa.

1 comentário:

Gil António disse...

Boa tarde. Visitando, conhecendo, lendo as suas publicações, e gostando do seu blogue. Voltarei
.
Deixando cumprimentos poéticos
Votos de um feliz-fim-de-semana.