22 setembro 2017

Li Dl Land



Ao abrir um vídeo no youtube apareceu-me uma publicidade do Lidl tão interessante que não consegui apagá-la ao fim dos 4 segundos obrigatórios. Fui procurar mais informação, e aqui deixo um pequeno apontamento (seguindo um artigo no Bento, a edição do Spiegel online para um segmento mais jovem) sobre a guerra de publicidade entre as cadeias Edeka e Lidl, cujo episódio mais recente é aquele spot.

Segundo o Bento, tudo começou com uma publicidade do Lidl, em que uma repórter entrevistava pessoas à porta do Lidl e descobria uma empregada do Edeka com o carrinho cheio:



Edeka respondeu com um filme feito discretamente dentro de uma loja Lidl, em que a mensagem é transmitida por palavras na roupa das pessoas, queixando-se que não há ninguém para atender, não há frutos exóticos, e portanto mais vale irem ao Edeka:



O Lidl respondeu no próprio dia, com um empregado a encher um carrinho de frutos exóticos para levar ao Edeka, onde "vendem a mesma qualidade pelo dobro do preço":



Agora o Lidl voltou ao ataque, desta vez com o filme Li Dl Land (dos autores de Lidl Miss Sunshine e de PS: Ich lidl dich) copiando o estilo de La La Land para contar a história da filha da família dos fundadores do Edeka, que se apaixonou por um empregado do Lidl. Incluem uma incursão por Matrix e The Notebook, e de caminho riem-se de dois outros spots do Edeka: o Eatkarus - que foi muito criticado, por ser fat shaming -, de um rapazinho que começa a fazer dieta para ser leve como os pássaros (lema: "come como aquele que queres ser" / Edeka / #comeassim), e outro, do ano passado, em que um velhinho faz de conta que morreu para conseguir juntar todos os filhos no Natal.





O filme Li Dl Land termina com a alusão a este último spot, o velhinho a dizer "de que outro modo vos podia ter juntado no Natal?" e um neto a responder "avô, tu vives aqui, nós vivemos todos aqui - vá, acalma-te".


Duvido que a empresa Edeka se acalme com este filme. Mas aqui nesta terra o pessoal ri-se muito.

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