09 junho 2017

bad vibes

A festa de vizinhos da minha rua vai na terceira edição, e começou a dar problemas, porque metade dos organizadores querem que isto permaneça um simples convívio de vizinhos (com cerveja e salsichas grelhadas, e um pequeno palco para o pessoal da rua vir mostrar o que sabe - desde o pequenito de fraldas a cantar o hino do clube do pai dele até às bandas das pessoas que aqui vivem) e outros querem uma coisa cada vez mais em grande. Na última reunião, um dos vizinhos disse que a sua banda não pode actuar, mas que arranjou em troca quatro bandas que vêm tocar de graça, e "só" tínhamos de pagar os 500 euros para a técnica. Ainda tentei argumentar que isso nos afasta do espírito da festa, e que eu quero conversar e saltar à corda com os vizinhos, não quero passar a tarde a ouvir bandas, e patati patata, mas eles estavam eufóricos com a ideia de ter quatro bandas a actuar de graça, e eu, num daqueles meus momentos de pura patetice, cedi à vontade da maioria.

Depois caí em mim, e comecei a fazer contas. Se isto correr mal, é bem capaz de custar 100 ou 200 euros, ou mais, a cada família. Sem contar as multas que nos arriscamos a apanhar se correr tão mal que nos venham chatear por termos organizado um grande evento sem ter obtido todas as autorizações necessárias, desde "uso do espaço público" até "venda de bebidas", passando pelo ruído, e pelos regulamentos sanitários para servir comida (e ainda bem que a ASAE alemã é um bando de dorminhocos - fosse com a ASAE portuguesa, e estávamos feitos ao bife).


De modo que, quando caí em mim, escrevi a todos dizendo que tínhamos de pensar melhor a decisão, e que espalhar por aí flyers a dizer que vamos ter comidas, bebidas e muitas bandas é andar a oferecer de bandeja centenas de provas a um eventual inimigo, e que não quero pagar do meu bolso, e que só participo nisto depois de saber quem se assume como responsável caso as autoridades venham cá investigar o que andamos a fazer.

Desde então, ouvi de tudo: que não custa nada cada um pagar 100 euros, que escuso de complicar o que é simples, e que vai correr tudo bem, e que ando a espalhar bad vibes.

Bad vibes! Bad vibes!

Em primeiro lugar: no meu tempo isto chamava-se Gestão dos Riscos e dos Custos.

Em segundo lugar:  como se atrevem a dizer "bad vibes" a uma gaja do Porto, fuôssssca-se?!!! É que não admito! Podem-me chamar tudo, mas "bad vibes" não admito!
É que, de cada vez que falo disso, entaramelo-me toda: vad bives, vad vives, bad bibes, bad bives.


Sem comentários: