18 abril 2017

o que será do Cristianismo?



"O que é a Páscoa? Sei que morreu alguém - mas quem foi?"
Esta pergunta foi-me feita no Sul da Alemanha, em finais do séc. XX, por um rapaz filho de ingleses que tinha feito o ensino secundário numa escola europeia internacional. Estupefacta com aquela ignorância, falei-lhe do Natal (um Deus que se faz humano), falei-lhe de Jesus (abriu um sorriso enorme: "esse era cool, esse conheço") e depois falei da traição, da morte na cruz e da ressurreição. Olhou para mim com um ar de benevolente tolerância, e perguntou: "Vocês acreditam nisso?!..."

É difícil transmitir esta fé a adultos. Especialmente se os valores e os símbolos são transmitidos por Igrejas que têm as mãos sujas - tanto no passado como, infelizmente, ainda hoje. A busca de espiritualidade e transcendência ainda existe, mas as respostas tomam hoje em dia caminhos muito diversos, e já não são monopólio exclusivo das Igrejas. No entanto, as culturas da Europa e muitos dos seus valores têm no Cristianismo uma base importante: sem noções básicas desta religião é impossível compreender e apreciar em toda a sua profundidade muitas das obras criativas dos dois últimos milénios; do mesmo modo, reconhecemos verdadeira grandeza àqueles que são movidos pelo amor à Humanidade e ao mundo - o que é a mensagem mais importante que Jesus Cristo nos deixou.

Na Europa do nosso tempo, onde há cada vez mais lugar para o ateísmo, o agnosticismo e as "espiritualidades alternativas" (digamos ironicamente assim), que futuro tem o Cristianismo e as suas interligações à nossa cultura? Será que em algum momento a sociedade vai começar a olhar para as imagens da herança cristã como olha hoje para as da Antiguidade clássica? "A Anunciação" ao lado de "Leda e o cisne"? "A Matança dos Inocentes" ao lado de "O Rapto das Sabinas"? Será que usaremos expressões como "Atire a primeira pedra..." ou "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha..." com o mesmo desconhecimento do respectivo contexto com que hoje dizemos "o dinheiro não tem cheiro" ou "in vino veritas"?

E quando outra fé tomar o lugar do Cristianismo, quando outros simbolismos forem aplicados às nossas celebrações, quem ressuscitará no Domingo de Páscoa?

Não sei. Mas acredito que se tratará de uma entidade que apela ao mais puro que há em nós, e nos convida a ir além da nossa imperfeição humana para fazermos um mundo melhor. O que quer que seja que isso signifique para cada um de nós.


Sem comentários: