26 fevereiro 2017

bate e foge (3) - Berlinale 2017

Entre o filme no Zoo Palast e o seguinte, no International, decidi ir almoçar sushi no Mr. Hai Kabuki (Paulo, anota: quando tu não estás, o cozinheiro do Mr. Hai não se esmera.)

Ao passar na praça da Gedächtniskirche, onde ainda ardem muitas velas a lembrar as vítimas do atentado de Dezembro, dei-me conta do ambiente extremamente calmo da Berlinale. A cidade cheia de turistas e estrelas de cinema, e em lado nenhum se armou o aparato do medo. Limitaram-se a proibir a entrada de bagagem nos cinemas e nas salas da organização, e só uma vez me revistaram o saco. Sem stress, sem stress.  
Esta cidade não se deixa vencer facilmente.



Ao passar na Bleibtreustrasse, parei um pouco numa loja de que gosto muito porque, para tornar especial um espaço que é apenas um longo corredor estreito, puseram uma árvore deitada desde a rua até ao fim da loja. As pessoas contornam as raízes para entrar, e dentro da loja avançam sobre o tronco, impecavelmente cortado e envernizado. Não me interessa o que vende, mas paro sempre a admirar aquele corredor.






Logo a seguir, uma memória do Holocausto: pedras na calçada, com o nome das pessoas que foram levadas daquela casa para os campos de concentração. Uma data chamou-me a atenção: 27.11.1941. Foi o primeiro transporte para Riga, a terrível viagem, o massacre à chegada. Contei aqui, quando descobri essa data no memorial Gleis 17. E agora estava a ver a casa de onde algumas dessas pessoas saíram, uma casa bem bonita, praticamente à frente de uma das minhas lojas favoritas. Li o nome delas, o nome da mulher de quase 60 anos que se suicidou para não entrar nesse comboio, os nomes do casal com uma filha de 14 anos que se deixaram levar - que esperança ou que desalento os terá levado a aceitar a deportação?
Esta cidade confronta-nos permanentemente com a História. Não esquece.






Continuei de S-Bahn para Alexanderplatz. O dia estava frio, mas com um céu azulíssimo. Quase tornava bonitos os edifícios de Plattenbau da Karl-Marx-Allee.






Sem comentários: