18 novembro 2016

colheita destes dias (2)

Para responder e completar o comentário do amigo jj. amarante, no post anterior, aqui deixo mais algumas fotos.
Publico-as, mesmo sabendo que se usasse a máquina fotográfica com bons conhecimentos técnicos, em vez de me limitar a disparar, estas imagens teriam uma qualidade muitíssimo melhor. A culpa não é minha, é do Mário Sá-Carneiro que me descreveu antes mesmo de eu nascer: Um pouco mais de sol - eu era brasa, Um pouco mais de azul - eu era além.


1. É difícil escolher entre as muitas possibilidades de folhas a flutuar na água lisa do lago.

Por saber como o jj. amarante gosta dos efeitos "Escher", acrescentei algumas que sobrepõem vários planos ( a árvore e o seu reflexo, folhas na árvore e folhas flutuantes).
A água lisa lava o ruído da imagem e torna-a mais fácil de entender - a última fotografia deste bloco, por exemplo, mostra um reflexo da árvore muito mais nítido que a árvore propriamente vista.





 




2. O Fox a perguntar "então não vens? já fizeste 300 fotografias, já chega!"



3. Hesitei bastante entre a fotografia 5 do post anterior, e esta. Nenhuma delas é realmente boa, mas fascinou-me o efeito do sol na madeira, a derreter o gelo.



 4. Mais algumas variações sobre os temas:




  


5. Para entender melhor a imagem das barras no post anterior: é um muro de jardim, feito com barras verticais, com o lado mais estreito virado para a rua.
Os pontos brancos eram, segundo me parece, restos de gelo. Numa placa de metal onde o sol não estava a bater com tanta força via-se o mesmo fenómeno com mais superfície - aquilo a que os alemães chamam "flor de gelo".
[Correcção: passei por lá de novo, e afinal os pontos brancos eram apenas "rastos" de insectos ou pássaros.]

 


6. E que não nos falhe o Fox, pois claro! :)

 


1 comentário:

Lucy disse...

maravilhosas e maravilhoso também, e sempre, o Fox!