05 junho 2016

Komitas



A minha manhã abriu-se com esta canção medieval arménia que encontrei no mural de um amigo no facebook.

A canção lembra-me o que o compositor Tigran Mansurian dizia, numa entrevista para o ARtMENIANS, sobre o Komitas a compor num jardim com 2000 anos - o exercício de composição como um passeio passeio quotidiano por um espaço musical com dois milénios. E lembra-me também o que o Jordi Savall comentou a propósito da música arménia: testemunha da sensibilidade e da poesia de um povo sem terra, que vive em constante sobressalto.

Os pensamentos são como as cerejas... Por falar no Komitas, perguntei-me se o Komitas String Quartett terá um CD com as suas "miniaturas" de Komitas.
Se existir, tenho a certeza que é um álbum formidável (onde se compra? comprava logo 10 - um para mim, e os outros para oferecer aos amigos mais queridos).
Se não existir, já começava a ser tempo de alguém tratar disso.
(Se me deixassem mandar...)


Sem comentários: