28 maio 2015

depois queixam-se que o cinema anda pela hora da morte, e tal



Durante os próximos dias vão filmar na minha rua. Já espalharam placas de "proibido estacionar" e já ensinei a alguns vizinhos a importante palavra "emplastro", que é o que combinámos fazer quando virmos alguém com uma câmara de filmar em riste. A cultura portuguesa está a entrar em cheio na minha rua, mais um bocadinho de esforço da minha parte e ainda consigo um polícia tresloucado a bater no Fox forte e feio para manter a ordem pública...

Esta manhã apareceu-me um simpático bávaro a perguntar se, contra um pequeno pagamento, eu os deixava usar a nossa autoestrada de acesso à garagem, para os comes e bebes da equipa de filmagem. Que trazem umas tendas e mesas, e montam aqui o estaminé durante umas horas. E que é que eu lhe respondi? Hã? Pois: nem me lembrei de saber se os actores principais eram giros, se eram - quiçá! - o Brad Pitt ou o Till Schweiger, nem me ocorreu perguntar sobre o que era o filme, nem sequer de quanto era o pequeno pagamento. Disse que se me dessem uma ou outra cervejinha, podiam. E logo eu, que quase nem bebo cerveja - que bicho me terá mordido? Ele respondeu que cerveja é só depois do trabalho, mas que posso perfeitamente almoçar e jantar com eles. Espero que o actor principal seja o Brad Pitt, não me importava nada de ter uns tête-à-tête de sandes com ele aqui à porta de casa.

Afinal é uma nova série de policiais, e estão a filmar os três primeiros episódios. Vão cometer o crime na casa de uns vizinhos de que gosto muito (espero que no fim limpem bem o ketch-up). Dei-lhe logo autorização para enterrarem os corpos aqui no meu jardim, disse que tenho espaço para três cadáveres ao longo do muro da rua. Quero pôr lá umas rosas, dava-me mesmo jeito que alguém me revolvesse a terra. Ele disse que não vão tão longe, porque os filmes são para ser vistos também por crianças. O quê, não me enterram mortos aqui no jardim? Mas que porcaria de crimes andam a ensinar às crianças?

Depois queixam-se que ninguém se interessa por cinema.


Sem comentários: