31 janeiro 2015

Richard von Weizsäcker 1920 - 2015




Richard von Weizsäcker era o Presidente da República da República Federal da Alemanha, em 1989, quando vim viver para este país. Um homem com ar inteligente e distinto, de quem todos gostavam. Muitos anos mais tarde encontrei-o na Filarmonia de Berlim, onde ia muitas vezes, e vi-o rodeado de sorrisos: as pessoas gostavam sinceramente dele.

Foi Richard von Weizsäcker quem explicou aos alemães, num discurso que fez no Parlamento por ocasião do 40º aniversário do fim da guerra, que não se tratou de uma capitulação mas de uma libertação. Befreiung - é dele a palavra que os meus filhos usam para falar desse momento.

Morreu hoje, com 94 anos.
No programa dos Filarmónicos de hoje estava a Segunda Sinfonia de Mahler, a da Ressurreição. O concerto foi-lhe dedicado, e começou com um minuto de silêncio.
       


Pouco depois, a magnífica voz da Magdalena Kožená:

Eu venho de Deus e hei-de regressar a Deus!
O Deus da bondade há-de iluminar-me,
Iluminar-me-á até à vida eterna! 

(no vídeo, de um concerto de 1998, esta passagem é a partir de 46:10; no quinto andamento, o coro e solistas estão a partir de 1:09:30:)

Ressuscitarás, sim, ressuscitarás,
Cinza minha, depois de um curto repouso!
A vida imortal 
ser-te-á dada por Aquele que te chamou!
Serás semeada para florir de novo!       
O Senhor da colheita
vai recolher como feixes,
nós, os que morremos!

Crê pois, meu coração, crê!
Nada irás perder!
É teu, sim, é teu o que desejaste,
É teu o que amaste, aquilo por que lutaste!
Crê: não nasceste em vão,
Não viveste, não sofreste em vão!

O que foi, é passageiro
O que passou, tem de ressuscitar!
Não tremas!
Prepara-te para viver!

Ó sofrimento! Tu, que penetras em tudo,
Já te escapei!
Ó morte, tu que tudo conquistas,
Agora estás derrotada!
Com as asas que ganhei,
Na ardorosa luta do amor,
Voarei
para uma luz que olhos nenhuns viram.

Com as asas que ganhei
Levantarei voo
Morrerei, para viver de novo!
Ressuscitarás, sim, ressuscitarás,
Meu coração, em breve!
Aquilo por que bateste,       
Levar-te-á para Deus!  

Sem comentários: