26 janeiro 2014

praxe e mocidade portuguesa: descubra as diferenças




1.
Na mocidade portuguesa, o chefe assumia as consequências das ordens que dava.
Na praxe, alguns praxados assinam um termo de responsabilidade para assumir as consequências do que possa acontecer quando estiverem a obedecer às ordens do chefe. (v. investigação da Ana Leal na tvi)


2.
Na mocidade portuguesa, tentava-se incutir na mocidade o espírito de sacrifício, de disciplina, de hierarquia e de devoção patriótica.
Na praxe, não há lugar para a devoção patriótica, vá lá, ao menos isso.


3.
A mocidade portuguesa era sujeita a uma preparação baseada em fórmulas inspiradas na orgânica militar, de modo a educar os jovens na admiração das virtudes militares e dar-lhes as condições de resistência física como as de resistência moral para poderem ser bons soldados sempre que a Pátria precise de utilizá-los nesta nobre função.
Os praxados são sujeitos a fórmulas inspiradas na orgânica militar, de modo a... ? de modo a quê?!


4. Hinos

Hino da mocidade portuguesa (lá vamos, cantando e rindo, etc., pátria! serás celebrada, e por nós serás erguida, erguida ao alto da Vida!)

Músicas da praxe, exemplos encontrados na net (nós somos melhores que os outros, tralali, nós montamos as moças melhores que os outros, tralali, os outros são todos maricas, e nós é que temos de nos dar ao trabalho de montar as moças deles, tralala)


5.
(continuem vocês)


Sem comentários: