08 novembro 2013

@9Nov38




75 anos depois da Reichspogromnacht, um grupo de estudantes de História tomou a iniciativa de enviar tweets contando passo a passo o que aconteceu. Traduzo directa e apressadamente do site:


Sobre @9Nov38

Na Alemanha, entre os dias 7 e 13 de Novembro de 1938 - período a que se chamou Reichsprogromnacht -, foram mortas ou levadas a cometer suicídio cerca de 400 pessoas de religião judaica. A posteriori, estes acontecimentos acabariam por ser vistos como um momento de cisão, quando se passou da discriminação dos judeus à sua perseguição sistemática, que culminou no Holocausto.

Queremos usar o Twitter para relatar e integrar os factos. Mais do que lembrar, pretendemos também expor e aclarar - ou seja: transmitir História. Passados 75 anos, publicamos em formato "tempo real": no dia e na hora em que os factos se deram. O que escrevemos no dia 9 de Novembro de 2013, aconteceu no dia 9 de Novembro de 1938. Não nos vamos ater ao talento narrativo de terceiros, nem formar a História em função do que queremos dizer com ela. Em vez disso, seguiremos as fontes e os dados actuais da investigação.

No final do projecto @9Nov38 será aqui publicado um pequeno banco de dados com as referências bibliográficas de cada tweet. O nosso objectivo é conseguir um compromisso entre a simplicidade dos tweets e o trabalho científico.




Sem comentários: