20 outubro 2013

promenade concert (2)


  • M - Onde vamos a seguir? [Também tenho uma lambreta, como o Zambujo.]

  • CA - Hummm...
  • CA - Já escutaste os vídeos de flamenco?
  • M -Sim, todinhos. 

  • CA - E a Susana Baca?
  • M - Também. Canta tão bem, caramba.
  • M - Mas já conhecia.
  • CA - Gostas da saudosa Montserrat Figueras? Adoro-a! Uma canção de embalar: http://www.youtube.com/watch?v=7bIoe8JXhQk

    Jordi Savall, M. Figueras - Berceuse Amazig (Mare Nostrum)


    M - Amo, amo, amo! Tenho uma data de CD dela. Quero (e hei-de) ter todos!
  • M - Felizmente, consegui ouvi-la ao vivo várias vezes.
  • CA - Não tenho todos, mas também tenho vários. A sua voz era de uma pureza transcendente. Infelizmente, nunca a vi ao vivo; ao Savall, sim, vi-o algumas vezes.
  • CA - M., vê este vídeo: http://youtu.be/liFwN2ImTLo. As palavras do Savall são tão comoventes.

    Montserrat Figueras, la veu de l'emoció
    www.youtube.com

  • M - A última vez que ouvi a Montserrat Figueras, recordo-me, foi em Portugal, no Europarque, em SM da Feira, em 1998. No mesmo dia ouvi os Segréis de Lisboa, que também nunca mais ouvi desde então.
  • CA - Esses não conheço.
  • M - Como não? Dirigido pelo Manuel Morais. É um grupo que interpreta música antiga portuguesa. Acho que o único, até. Há CD.
  • M - CA, eu e o "català". Escapou-me metade do que disse o Jordi, outra metade do que disse a Arianna. 
  • M - Os Segréis de Lisboa, dirigidos pelo Manuel Morais, que também os fundou. Os instrumentos são de época, o que é uma bênção. São um belíssimo agrupamento, de qualidade reconhecida. http://www.youtube.com/watch?v=qQHBKCTbVfM

    Venid a sospirar al verde prado - Anónimo (Cancionero de Belém)


    CA - «Tu eres soledad que esta comigo» -- que lindo!
  • M - A INCM editou o "Cancioneiro de Belém" numa edição fac-similada dirigida pelo Manuel Morais, com notas. Teve tanta procura que a comprei numa feira do livro, por 1000$00. Ainda deve haver exemplares por aí perdidos.

    M - O "Cancioneiro de Belém" tem canções bem bonitas.
  • CA - Gostei muito! Conheces os Sete Lágrimas?http://youtu.be/0649NZLmTVs

    Concerto de Abertura - 5.º Festival Terras sem Sombra 2009 - Sete Lágrimas


    CA - Agora, para mim, está na hora de ir nanar. Boa noite. Deixo-te a June Tabor em «Send Us a Quiet Night»: http://youtu.be/0k4YPJo33DI

  • Send Us a Quiet Night - June Tabor


    CA - 
    [depois, por favor, apaga a luz e desliga o aparelho de som]

    • M -  [desligando a luz e o aparelho de som; fechando a porta devagarinho]
    • C -   (aos dois)
    • Helena -  561 comentários?!!! com vídeos?!!! e comentários - ainda por cima! - interessantes?!!!!
      (agarrem-me, que eu estou com vontade de ir ler tudo!)

    • M - Gosto muito do Jarousski, já o ouvi ao vivo 2 vezes, não duvido de que terá um futuro magnífico, mas quem eu gostava mesmo de poder ter conhecido era o Alfred Deller. Haverá algum contratenor que algum dia venha a cantar como ele? Teríamos todos a ganhar com isso. Usando as palavras do CA aí uns 300 comentários acima, "não estamos preparados para que a arte seja perfeita", mas com o Deller, se não foi, andou muito perto. Eu era capaz de abdicar de uma hora de vida para o ouvir cantar durante 15 minutos ao vivo, mas como isso não é possível, nem com os cUnhAcimentos da Helena (o que é uma pena imensa, registe-se), vou esperar por outros planos imateriais onde, se Pitágoras não se equivocou, se pode ouvir a "música das esferas" e esperar cruzar-me por lá com o Deller e com a sua incomparável voz. Por último, esta caixa de comentários também está a ser impagável para mim. Está a ser uma espécie de "Procópio" que tem sido muito bom frequentar. Obrigada a tod@s. [Quando ao vídeo que aqui fica, levai a letra em consideração: é possível que queirais mesmo chorar enquanto ouvis A. Deller cantar este precioso excerto do extraordinário compositor que foi Purcell.]
      http://youtu.be/CaURm_geF1A

    • Alfred Deller "O, let me weep" The Fairy Queen

      Alfred Deller sings "O, let me weep" from The Frairy Queen by Henry Purcell Baroque Ensemble Gustav Leonhardt

      CA - M., já conhecia este excerto, mas é sempre bom escutá-lo; de facto, é belíssimo. Do Alfred Deller, tenho dois álbuns: «Henry Purcell: Music For A While» e «Folksongs».

    • CA - Quanto à caixa de comentários, tem sido muito interessante. Temos que lançar uma colectânea! 

      CA - De momento, permaneçamos em Inglaterra e com Purcell: Janet Baker, «When I am laid in earth» (Dino Aeneas) [http://youtu.be/D_50zj7J50U]. Tão comovente...!

    • Janet Baker - Dido & Aeneas - When I am laid in earth

      Dame Janet Baker sings one of the most beautiful arias of all opera, from Purcel.
      C -  M., deus meu... obrigada...
        tb a ti, CA! comovente comovente é (tb) isto:
    • http://www.youtube.com/watch?v=pBO5-BcgkxA

      CECILIA BARTOLI LASCIA LA SPINA, COGLI LA ROSA HANDEL YouTube
      (...)
      M. - De regresso à música, CA, do Alfred Deller, creio que "Leçons de Ténèbres pour le mercredy" do François Couperin é um must have. Para além de a música ser uma obra-prima (assente num texto belíssimo e comovente, é verdade), esta gravação é uma das melhores interpretações do A. Deller, a direcção é absolutamente irrepreensível (andamento sempre perfeito), a interpretação dos músicos é divina, os instrumentos são de época, e custou-me aí uns dois contos. Enfim, imagino que o Céu seja isto ou algo de muito parecido. *suspiro* [A Troisième Leçon, por exemplo, é sublimemente cantada pelo A. Deller e pelo Mark Deller, se a memória me não trai. A Montserrat Figueras também gravou com a M.ª Cristina Kiehr. Adoro-a, como sabes, mas na comparação com o Deller tenho de lhe dar a prata. Para mim, ninguém canta as "Leçons" como ele.]
      http://www.harmoniamundi.com/#/albums?id=120

    • harmonia mundi
      www.harmoniamundi.com
      Créée à Saint-Thomas de Leipzig le vendredi saint de l'année 1736, la "Grande Pa...


    • M - CA, como melhor interpretação do Lamento de Dido, elejo a da Barbara Bonney, e acho difícil que a destronem.  [Eu embirro um bocadinho com o cravo na Dido & Eneias, embirro, embirro. Não é cravo, não é cravo, não é cravo. Devia ser proibido.] http://youtu.be/ksujdPgbkxk

      Barbara Bonney "Thy hand, Belinda...When I am Laid in Earth" Henry Purcell

      Barbara Bonney Barbara Bonney is one of the leading lyric sopranos of her genera...


    • M - C., para ficar sem fôlego com a Bartoli, por favor escutar, se ainda o não fizeste, "Son qual nave", do Riccardo Broschi, escrito para o mano, conhecido como "Il Farinelli". A música é um pouco pobre (o tema é algo básico e as resoluções são, além de previsíveis, precipitadas, porque o Broschi mais velho não tinha lá muito talento musical, mas não lhe ensinaram outra coisa), porém, o que importa é atentar nos ornamentos e no modo como a Bartoli os executa, fazendo notas de apoio de fracções de segundo, os finais de frase sempre completos e bem fechados, os trillos perfeitos, enfim, não vale a pena descrever, é mesmo ouvir, tudo isto num andamento frenético, e a voz dela são as ondas que agitam, ou a embarcação em perigo, sou eu já à deriva (?), a dada altura não sei bem, só sei que depois daquele final portentosíssimo só tenho uma palavra para descrever o que a Bartoli acabou de fazer e eu acabei de ouvir, incrédula: inumano. [Ouvi isto umas quatro vezes antes de escrever o comentário.] http://youtu.be/kzGvIGEkkqo

      Cecilia Bartoli - Son Qual Nave (FULL STUDIO RECORDING)

      From her marvelous new treasure of an album, "Sacrificium". Please go and buy it...

      M - 
       [desligando a luz e o aparelho de som; fechando a porta devagarinho]
    • C - carinho, conhecia (e tenho) tal cd (falo para a M.). a bartoli é divina. agora: must have? ok, lá terá de vir a caminho. thank you so much.

      CA -M., antes de mais, muito obrigado pela recomendação de «Leçons de Ténèbres pour le mercredy» de François Couperin com Alfred Deller. Também não escutei a obra na voz da Figueras. Procurarei escutar ambas as gravações. Quanto a Dido & Aeneas, gostei muito da Barbara Bonney no Lamento de Dido, mas prefiro a Janet Baker (uma nota: o vídeo que aqui deixei tem um som mau, mas no disco de Dido & Aeneas com a Baker o som é substancialmente melhor). Por fim, quanto à Bartoli, enfim, não sei o que te diga, excepto que a adoro, quer como cantora, quer como pessoa.
    • C - CA, não acredito que já tenhas acordado, pelo que: VAI DORMIR, QUE ISTO NÃO SÃO HORAS!!

      CA - Infelizmente, estás muito enganada! Acordei às 6 menos tal da manhã.

      C -   insónias?...
    • CA -  Não, não foram insónias. Adormeci às 23 e qualquer coisa e acordei por mim, sem despertador.

      CA - Com votos de um bom dia para a C., a M., a Helena e quem vier por bem, Ms. Nina Simone! 
      http://youtu.be/GUcXI2BIUOQ

    • Nina Simone - Ain't Got No...I've Got Life

      This version kicks ass!

      C - M., que ontem estava a trabalhar (agora tb o deveria estar, mas porra, deixem-me fazer uma pausazinha para almoço!!), bartoli castrada (salvo seja) de tirar fôlego é, para mim, esta/desta (aos 1'53'' do tubio. ouvir aos gritos, sff):
    • http://www.youtube.com/watch?v=9RdNjdJbmXE

      Cecilia Bartoli,,Cadro, ma qual si mira by Francesco Araia,L'Art
    • C - e de me pôr de lágrimas nos olhos, é esta:
      http://www.youtube.com/watch?v=MugXdU-h6UU

      Cecilia Bartoli - Ombra Mai Fu (FULL)

      From her marvelous treasure of an album, "Sacrificium" Please go and buy it!! Su...Ver mais

    • C - (o final é de arrepiar)
      e é das tais impossíveis de ouvir uma só vez  fica em repeat
      ah, Marta, e sim: inumano. inumano.

      CA - Gosto muito destes exemplos que a C. aqui trouxe -- obrigado! Mas devo dizer que toda a Bartoli é de tirar o fôlego, seja pela pirotecnia vocal que nos impede de fechar a boca, seja por nos deixar à beira de um colapso emocional. E quando finalmente a conhecemos, percebemos que, sendo uma cantora com uma técnica e uma qualidade artística inumanas, é a mais humana das divas.
      Em termos de pirotecnia vocal, deixo aqui uma preferência pessoal, de um dos seus discos que mais vezes escuto: http://youtu.be/rpDF9hMPVkA

    • Cecilia Bartoli - Un pensiero nemico di pace

      Cecilia's incredible album "Opera Proibita", from Handel's "Il trionfo del Tempo e del Disinganno"

      C - amoooo o opera proibita 
    •  ela não existe. sério. ela NÃO existe.(mt boa escolha, CA)
    • CA - (obrigado, C.)
    • A - vocês não querem criar outro post, não? 

    • CA -  Por falar em colapso emocional, deixo-vos com Ewa Podlés, o meu contralto de eleição: http://youtu.be/deg0eqXf18E

      Ewa Podleś, "Voce di donna o d'angelo". LA GIOCONDA, A. Ponchielli.

      Gran Teatre del Liceu. Barcelona 2005.
      C - AHAHAHHAHA. por mim, e se a Helena continuar a autorizar-nos, não, acho muito bem ser aqui.  além de que vai batendo records sucessivos de 'post da helena araújo mais comentado no facebook'! 

    • CA - A, só agora retornas?! Humm, como punição, desejo-te uma viagem à Islândia e à Coreia do Norte na companhia das tuas «bêtes noires». 

      CA - E por falar em Islândia, deixo aqui uma canção que, imagino, o ministro da Defesa (que conseguiu levar mais dinheiro no OE 2014; certamente, o Aguiar Branco fez por o merecer, if you know what I mean) dedica a todos nós:http://youtu.be/6KxtgS2lU94

    • Björk - Army Of Me


      M - Embirro com as óperas do Haendel, excepto "Rinaldo" e "Ácis e Galateia". O "Ombra mai fu" mais bonito que já ouvi cantou-o o Andreas Scholl, a seguir a "Verdi prati", como encore num concerto. O meu contralto de ouro-diamante-platina é a Sara Mingardo. Está visto que os gostos só podem mesmo constatar-se, nunca discutir-se. 


    • CA -M., a Sara Mingardo é excelente. Tenho alguns discos dela (de compositores do barroco italiano) e já a ouvi ao vivo no Festival de Música da Póvoa de Varzim (no «Stabat Mater» de Pergolesi). Contudo, para mim, a Ewa Podles é absolutamente excepcional. Em todo o caso, o bom disto tudo é que boa lógica é a da acumulação do que é bom, e nunca, mas mesmo nunca, a da exclusão. E os gostos, acima de tudo, partilham-se; no mínimo, ficamos a saber mais do que sabíamos anteriormente; no máximo, ganhamos a oportunidade de nos deslumbrarmos e de conhecer pessoas com quem temos afinidades.

      M - É isso mesmo, CA, subscrevo em absoluto. Por isso é que gosto de conversar assim, apresentando a minha opinião, ouvindo a dos outros, sem que ninguém corra o risco de ser considerado menos inteligente ou erudito por não gostar de alguma coisa de que o outro gosta. Gosto de alargar o leque do que ouço, ouvir apreciações, emoções, porque só um tonto pode achar que já ouviu tudo ou que tudo aquilo que ouviu é que é o melhor que a arte tem. Por isso é que já disse e repito que esta "conversa" tem sido muito gratificante.
    • Ah, e eu também estive nesse concerto. O "Gloria" do Vivaldi, certo? 

      Voltando à Islândia, a Björk é queen, sem dúvida, desbravou caminho no estilo e tem uma voz de excepção. Em todo o caso, eu também gosto da Emilíana Torrini (gosto de todas as canções dela) e do que a Soley anda a inventar, embora ainda tenha mostrado pouco. http://youtu.be/zGDrN7j6esY

    • Sóley - I'll Drown


      CA - M., fui confirmar ao programa da 30.ª edição do FIMPV (enfim, já foi há mais de 5 anos). Ouvi-a no »Stabat Mater», sim, mas não no do Pergolesi, e sim no do Vivaldi. Fiz confusão porque uma das gravações que tenho do «Stabat Mater» do Pergolesi é com a Mingardo. Programa aqui: http://www.cm-pvarzim.pt/...
    • Sara Mingardo e o Concerto Italiano, dia 19, no Festival de Música — Portal da CMPV
      www.cm-pvarzim.pt
      CA - M., não conheço as duas cantoras que mencionas, pelo que são mais duas para ficar a conhecer! 


      • Helena - Eu não dou vazão! Estou a ver que tenho de tirar um dia inteiro para fazer o meu tal postezinho. Mas há-de ir, que isto vai ser como Natal e Páscoa no mesmo dia no meu blogue. E aniversário. 

      • CA - Helena

      • M -  Um bom contralto já é um achado, um contralto de excelência é uma preciosidade. Quando tinha uns 16, 17 anos, queria ser como a Mingardo, quando fosse estudar canto (queria ter mais uns anos em cima). Depois, apanhei uma professora que me disse que eu tinha o registo dos graves muito brm trabalhado, que o que eu precisava era de trabalhar os agudos, e pôs-me a cantar no registo dos sopranos. Após muita insistência da minha parte, lá passei para mezzo, mas como não era aquele registo que eu queria trabalhar, acabar por mandar tudo às favas. Para eles era óptimo, porque fiz de tudo, até cantar uma ária do Polifemo (que é um baixo!) da Ácis e Galateia do Haendel. Meh.  http://youtu.be/WTjksYe2KvI

        Händel: O ruddier than the cherry (Acis and Galatea)


      • CS -Posso dizer que não gosto da Mariza, posso? Obrigada

      • Helena -  Oh, diabo. A CS entrou na conversa, agora é que vamos aos 800! 
        Podes, pois. Hades dar com os ossinhos no estrangeiro, e ao fim de 25 anos de desterro hades desembocar num concerto da Mariza, e depois falamos. 

      • CS - Hum, falas-me então do cabaz da saudade, ou lá como lhe chamam. Aquele onde convivem as chouriças, o azeite, o bacalhau (em bolinhos ou pastéis, tanto faz) os pastéis de Belém, as maçãs Bravo de Esmolfe, a uva Moscatel, o fado, o corridinho algarvio ou minhoto. Ai que já não chega o cabaz, tem mesmo de ser uma valise en carton  Ainda falta, uma garrafinha de Quinta do Vallado, um pão alentejano, uma broa de Avintes, um queijo da Serra, da Ilha ou de Azeitão...

      • M - Falta um pão-de-ló de Margaride e um queijo de Azeitão. E um bom vinho do Douro.

      •  Helena - estás-te a esquecer dos rissóis! 
        O bom vinho do douro já lá está: Vallado. Mas uma garrafinha só?! Forretas! Não enche nem a cova de um fígado.

      • CS - Ora essa, M., o queijinho de Azeitão já lá está e o tinto também (é do Vallado)
        Oh pá, adiantastestes
      • M -  Ai que eu não vi. O queijo de Azeitão também já estava. As meninas sabem o que é bom. 

      • CS - E os jaquinzinhos fritos com arroz de tomate e pimentos

      • CS - Menos glamourosa, mas prefiro-a ...http://www.youtube.com/watch?v=C1ZzG8moM-M

        Deste-me tudo o que tinhas


      • CS - Quem te manda, Helena, teres um fígado tão grande?


      • TC - 600 e tal comentário??? bolas, adoro seguir as conversas sobre os teus pots mas isto é muita coisa 


      • Helena - Foi crescendo com as saudades, que queres? Com as saudades do tintol, do verdol, do Vallado, dos alentajanitos... 
        (e depois, a dificuldade de escolher entre os tantos Portos diferentes, prova deste, prova daquele, não me decido, toca a provar de novo...) (vais ver, quando cá estiveres: para ires para o quarto de banho, tens de passar pela nossa cave do vinho) (que é no sotão - devemos ser a única família do mundo que sobe à cave)

      • Helena - o que cresceu foi o fígado, não os comentários...


        C - 1º que li: a emiliana torrini é demais!!
        n conhecia a sóley, parece-me bem. obg

        2º- n conhecia a mingardo (aliás, como n gosto de ópera, n conheço quase cantores/as nenhuns), fui ao tubio, apanhei-a no ombra mai fu e - não me batam - n gostei nada 
        M., puxão de orelhas para essa tua profª de canto
        M., vinde a meus braços (pão-de-ló de margaride)

        srªs outras que entraram na conversa, olá, que bom, é desta que vamos chegar aos 1.000 comentários!! 

        C - e agora a bomba da noite - pois que, Marta, não concordo contigo neste particular: «sem que ninguém corra o risco de ser considerado menos inteligente ou erudito por não gostar de alguma coisa de que o outro gosta. » esta tua frase parece vir no seguimento do que o CA dissera (« Em todo o caso, o bom disto tudo é que boa lógica é a da acumulação do que é bom, e nunca, mas mesmo nunca, a da exclusão. E os gostos, acima de tudo, partilham-se; no mínimo, ficamos a saber mais do que sabíamos anteriormente; no máximo, ganhamos a oportunidade de nos deslumbrarmos e de conhecer pessoas com quem temos afinidades»), mas não vem, porque - na minha opinião - cai num relativismo que estava ausente da opinião do CA. se bem interpretei, este defende - e, se for esse o caso, eu com ele - que, desde que haja acumulação 'do que é bom', e que a troca de opiniões/gostos nos enriqueça e a nós e aos outros, encantados da vida. MAS outra coisa é defender que tudo se equivale (como me parece que fizeste), porque NÃO se equivale. e acho que tu sabes isso tão bem quanto eu. 

        dito de uma maneira mais brutal - há sim gente mais inteligente, há sim gente mais erudita, e que por isso tem um gosto mais apurado, refinado, conhecedor e MELHOR, do que muito muita outra gente, com a qual a conversa nem sequer é possível, porque as visões estéticas são antagónicas.

        não é, naturalmente, o caso de nenhum dos que tem habitado esta caixa, salvo de uma tal C. quando postou essa maravilha de pirotecnia vocal que é o Ninguém, do Marco Paulo 

      • TC -  bamos batere um recórde, carago!
      • C - bamos a isso!!
      • CS - apanham uma mulher a tratar do jantar e é isto... ó C., isso assim não vale: uma frase em cada comentário, chegas mais longe do que os cortes nos nossos salários, pá! Agora retiro-me porque tenho aulas para dar de manhã cedo. Mas deixo aqui um presente para bóceses http://www.youtube.com/watch?v=or2vVl8ob_k

      • Philippe Jaroussky - "Lo seguitai felice" composé par Antonio Caldara


        C -  é, tenho tendência a escrever nas caixas de comentários como se estivesse no msn / chat online :))
      • e obrigada, jaroussky é sp óptimo (menos para o meu cão que fica a fazer ginástica orelhal com tão estranho timbre 

      • Helena - C., e quem escreveu um post a dizer que gostou de um concerto da Mariza, heinhe? em que ficamos? Posso continuar por aqui, ou é melhor ir frequentar um muralzito ao lado? 
        (uma vez tivemos uma conversa de morrer a rir, um grupo de portugueses e uma cantora lírica. Um dos portugueses dizia que gostava era do Andrea Bocelli, e que o achava melhor que o Pavarotti. Ainda agora me dá vontade de rir ao pensar na cara chocada da cantora lírica.) 
        Mas tem lá cuidado com o modo como falas das pessoas com o gosto musical menos educado (como eu, no caso do fado):ajuda mais dizeres do que gostas e porque gostas, do que estares a dar a essas pessoas a sensação que são parolas e analfabetas dos ouvidos. Não me estou a queixar, não foi assim que me senti, mas prefiro esse tal relativismo da M. às tuas verdades nuas e cruas. 
        (isto sou eu a imaginar que 700 comentários mais tarde a M. já me terá perdoado eu ter gostado da Mísia naquele concerto a que assisti em Karlsruhe, vai para quase vinte anos)

      • Helena - se gostas de Jarousski, olha então este, que (eu, felizarda!) lhe ouvi na semana passada aqui na Filarmonia:
        http://youtu.be/Og29n0VxhZQ (lembra o Ombra Mai Fu, mas o início obriga a um fôlego mais longo, e é mais delicado)

        Nicola Porpora - Polifemo "Alto Giove" Philippe Jaroussky


      • C -    :| mas, helena, eu deixei claríssimo que não me referia a ninguém desta caixa! e enquadrei perfeitamente a que tipo de 'gosto' me referia, na citação auto-irónica da minha postagem da canção do marco paulo!

         não 'me venham' é querer convencer que não há um gosto erudito e conhecedor face a gostos que não o são porque, efectivamente, verdade nua e crua, não tenho paciência nem para esse tipo de discurso nem de 'postura'. gostos não se discutem? pois claro que não, mas educam-se!, como todos bem sabemos aqui nesta caixa, e é aliás esse mesmo - penso - o nosso propósito: partilhar os nossos gostos, e revelando as divergências que possa haver, mas que são gostos educados (repito, seja em que género musical for).

      • Helena - ahem... vamos mazé mudar de conversa, que eu, em termos de fado, olhei para baixo e vi uns pés de barro que nem te digo nem te conto. 
        (e cantoras líricas, olha: já me dou por muito feliz por conseguir ver a diferença entre a Jackie Evancho e a Maria Callas...) 

      • C - eu n percebo nada de bel-canto, a bem dizer 

      •  mas tenho IDEIA de quem é essa tal callas... uma magrita, não era mesmo? 


      • Helena - ai, tens de conhecer a Jackie Evancho! é muito mais bonitinha que a magricela da outra (hihihihi)

      • C - ahahhahahahah

      • Helena - Também podemos falar de vinho. Noto bem a diferença entre uma garrafa de 2 euros e uma de 20. Infelizmente as de 20 não abundam cá em casa. Excepto quando nos acontecem coisas maravilhosas, como trazer os restos de uma feira de vinhos. Há tempos tivemos aqui uma semana que foi um stress, a aviar garrafas já abertas de 200 euros, de 150 euros, e por aí abaixo. Quando chegámos às de 50 dissemos desdenhosamente que era zurrapa... 


      • T - serei aqui a seiscentos e setenta e quatro - eia sus!

      • Helena - então eu sou a seis sete cinco, hehehe

      • C -  seis sete seis
      •  (este é um bom truque para chegarmos aos 1000 num instantinho)
      • T -  minha colaboração: se eu fosse o Onassis, jamais largaria a Callas para ficar com aquela outra americana semgracinha [deve render pelo menos uma meia dúzia a mais, acho eu]

      • Helena -  Mas é batota. Vá.
      • Como ia dizendo ali atrás: pensava eu que acima de 20 euros na garrafa de vinho já não notava a diferença, mas agora sei que há uma diferença entre 20 e 200 que até eu noto. É como a Jackie Evancho e a outra magrinha mais velha.

      • Helena - também a achas sem graça, T.? A mim, faz-me impressão aqueles olhos tão afastados um do outro.Mas quando punha aquelas luvas brancas compridas, e aquelas pérolas... ai.
        Agora: se a Callas também pusesse luvas brancas e pérolas, pois lá está, não sei porque é que o Onassis havia de querer trocar.

      • T. - com aquelas luvas brancas e aquelas pérolas até nós, Helena, até nós

        T. - eu nunca sabia se devia olhar para o olho da esquerda ou da direita
      • Helena - hahaha, T., a olhar ora para o esquerdo olha para o direito parecemos aquela cena do blow up.

      • T. - se vc está falando do filme blow-up eu sempre durmo no meio, não sei que cena é essa

      • Helena - Ai que são horas de ir dormir! é aquela cena em que o público está a assistir a um jogo de ténis, e filmam o pessoal a virar a cabeça para a direita, a virar a cabeça para a esquerda, a virar a cabeça para a direita, etc. 

        E agora vou mesmo dormir. Amanhã, conto encontrar aqui 1000 comentários.
        Boa noite - divirtam-se!

      • C - beijinhos, dorme bem

      • T -  a coisa do tênis eu sei - coitada da mulher, os olhos dela não eram TÃAAAO separados assim, vc é mesmo maldosa - agora vai dormir

      • Helena - hahaha, T. (o que eu gosto desse teu humor!)

      • CA - CS, a Aldina Duarte é a prova de que para bem cantar o fado não é necessário ter uma grande voz; bem mais importante é saber o que fazer com o que se tem. Aprendeu a arte com Beatriz da Conceição, e está tudo dito.

      • M -  E fartou-se de estudar, a Aldina.

      • CA - Da Catalunha para vós. Boa noite! http://youtu.be/bHCAgJbRkF8

        Sílvia Pérez Cruz - " Vestida de nit "



        • CA - (Gosto tanto dela!)

        • [desligando a luz e fechando a porta]


        • Helena - E sai o nº 700!
        •  Helena - (Lindos meninos!)


          Helena - CA, vejo que começa a ser tempo de voltar à Catalunha. Não conhecia a Sílvia Pérez Cruz (e o brilhozinho nos olhos que ela tem?!), gostei imenso. 
        • (Queria ir à Catalunha na próxima Páscoa, por causa de umas cerimónias da Semana Santa tradicionais, animadas pelo Lluis Llach. Mas não vai ser esta Páscoa, porque tenho de trabalhar nessa altura.)

        • C - CA, amei!! inda por cima a canção fica no ouvido, lá vou ficar eu a assobiá-la o dia todo... bjs, obg.

        • CA - Ora essa, C.; de nada! Bjs

          CA - Esta caixa de comentários, que começou com tanta vida, está a morrer aos poucos; enfim, é inevitável. Para terminar a minha participação aqui, deixo-vos uma canção muito, muito especial para mim. http://youtu.be/Fkx-elBdKi4

        • JOAN BAEZ ~ Sad-Eyed Lady Of The Lowlands ~.wmv

        • Z - Não pode uma alma afastar-se uns dias que qd volta a coisa está a pontos de bater recordes comentaristas? Mas, em compenção, o que eu tenho aqui para ouvir! Oh oh! 


        • C - quem está a morrer aos poucos sou eu, com tanto trabalho  (é a justificação da minha temporária ausência)

          CA - C., o meu comentário não era uma reclamação; eu acho mesmo que é inevitável (se assim não fosse, daqui a pouco chegariamos ao milhar de comentários!). Espero que isso do excesso de trabalho fique resolvido em breve; força e coragem!  Bjs

        • CA - Mas devo dizer que isto foi uma experiência muito divertida e interessante! 

        • Helena - Concordo com o CA! 
          E desejo força e coragem à C. Sísifo.
          Obrigada a todos pelo que fizeram acontecer aqui.

2 comentários:

Helena disse...

vou gravar este post nos meus favoritos :-)
As emoções que me trouxe ao recordar da Monserrat Figueras ao vivo, e os segreis de Lisboa. Vi-os várias vezes em Óbidos e recordo como se fosse ontem, o desconforto das igrejas frias em noites húmidas de Outono, desaparecer como que magia quando aos primeiros acordes de Teorba faziam antever o milagre da presença de Monserrat.
Com estas recordações, que ainda estou a digerir, faltou-me o elan para ler o resto, mas tenho de ler, que o pouco que li é muito promissor!

Gi disse...

Eu não tenho tido tempo para ir ao Fb mais que uns minutos, deixar uns parabéns aqui e ali, ler três ou quatro posts no máximo, e outro dia reparei neste que vinha logo a abrir, com centenas de comentários e recomendações musicais. Fiquei cheia de pena de não ter estado lá na altura, porque parece ter sido festa de arromba. Haja mais!