27 outubro 2013

Outono em Potsdam





Este fim-de-semana tivemos o encontro anual da família do meu marido. Vinte pessoas à mesa, dezoito a dormir cá em casa. Uma alegria e uma chinfrineira impressionantes.
Com pena dos vizinhos, fomos cansar os miúdos para o parque dos palácios de Potsdam. Não havia muito sol, mas ainda assim fiquei muito satisfeita com as fotografias que me aconteceram. Em Potsdam, no Outono, pode-se disparar a máquina fotográfica à queima-roupa, que se acerta sempre em cheio na beleza.



Começámos com um piquenique num dos pavilhões junto ao palácio Sans Souci:




Ao fundo da escadaria, o miúdo holandês pediu que alguém posasse para ele. Nós rimo-nos da figura que ele impôs ao tio, mas os pais explicaram que na Holanda se faz muito isso com nuvens - neste caso, o tio está a "levantar" o palácio Sans Souci.


O Fox feliz da vida a fazer fintas à família.


Um dos miúdos queria que eu fotografasse o momento em que a bolota caía na água fazendo a famosa coroa. Consegui umas boas cem fotografias, todas tipo "quase". Deixo apenas esta, para amostra.


Também podia deixar aqui dezenas de fotos de patos, mas como isto não é um blogue de zoologia, ficamos assim.







   


Depois do passeio fomos tomar um cafezinho no bairro holandês. Apesar de estarmos a chegar ao fim de Outubro, sentámo-nos na esplanada.
(Aquecimento climático? Dizem que não é propriamente aquecimento, porque também tem havido records de dias frios. Parece que o que há é mais extremos: muito frio ou muito calor.)




Como estávamos demasiado cansados para visitar também o bairro russo, voltámos para casa.
Potsdam fica a apenas 30 km de Berlim, e oferece-nos sempre dias magníficos.


3 comentários:

jj.amarante disse...

Belíssimas imagens, não gosto de classificações mas desta vez tenho preferência clara pela 7, fez-me pensar no lago de Giverny mesmo sem nenúfares. O miúdo na 11 também está muito bem bem como a luz dourada do fim do dia na última. Parabéns!

Helena Araújo disse...

Obrigada!
Também gosto muito do pato em Giverny.
E também me lembrei logo de Monet.
A propósito, já no ano passado tinha feito em Potsdam uma foto a que chamei "Monet na Prússia", por me lembrar tanto Giverny.

http://conversa2.blogspot.de/2011/11/monet-na-prussia.html

aNa disse...

obrigada Helena pelas magníficas imagens e pelas suas palavras que eu tanto aprecio e em que me revejo inúmeras vezes.