02 setembro 2013

o fim do verão



Temos já há alguns anos a tradição de ir com amigos passar o último fim-de-semana de agosto a Usedom, uma ilha no Mar Báltico. Despeço-me do verão, numa tentativa pueril de reter o que já não é: apesar das árvores tristonhas e do céu de chumbo, um bando de malucos alegres na água (bem menos fria que a do nosso Atlântico). A caminho de casa, de havaianas e fatos-de-banho molhados, calcorreamos a floresta em busca dos primeiros cogumelos de outono.






Sempre que subo pelo caminho de areia ao fim do pinhal, revivo um momento de um livro que li em criança, e me encantou:

„Quem nunca viu o mar, que se apresente!“
Emílio, Pony e a avó levantaram a mão.
“Nós vamos atrás”, disse o Sr. Haberland.
A avó deu o braço aos dois netos e começaram a andar. Após alguns instantes, chegaram ao topo da duna. À direita ficava o hotel. À frente deles estendia-se a praia. Com as cadeiras, as bandeirinhas e os castelos na areia.
E ali, ao fundo da praia, começava o mar! Para onde quer que se olhasse, não tinha fim.
Repousava como se fosse feito de mercúrio líquido. Junto ao horizonte, um navio avançava para a noite. Algumas luzes piscavam. E no céu, que o sol à despedida deixara cor-de-rosa, via-se a lua. Ainda estava muito pálida, como se viesse de uma longa doença. As primeiras luzes de faróis distantes deslizavam pelo firmamento de tons pastel. De mais longe ainda chegava o uivo de um vapor.
A avó e as duas crianças estacaram, profundamente impressionadas. Observavam em silêncio, com a sensação de que nunca mais seriam capazes de falar.
(...)
E então a avó disse baixinho: “Finalmente sei porque é que ainda cá ando, mesmo depois de velha.”


Erich
Kästner, „Emílio e os Três Gémeos”. 

**

Desta vez só tinha um telemóvel manhoso para fazer as fotografias (nem é preciso dizer, pois não? a qualidade das fotos fala por si). Como se não bastasse, às vezes o bicho entrou em autogestão. E fez-me surpresas como esta. Se o Lawrence Kasdan sabe de mim, ainda faz um "A Fotógrafa Acidental".








Sem comentários: