11 março 2013

ora aqui está o tema certo para uma manhã de segunda-feira

Ultimamente o Matthias tem acordado bem disposto, e sai de casa fresco como uma alface. Apesar dos dias cinzentos, da neve, do frio. Ontem revelou-me o segredo: um app que pôs no seu i-pod, o sleep cycle, faz com que o despertador o acorde no momento em que o seu sono está mais leve.
Não sei como funciona para casais, mas para rapazes de 16 anos é fantástico (100% de resultados positivos no rapaz da minha amostra estatística).

(Não sei se repararam, isto é publicidade muito bem disfarçada e eficaz. Se alguém tiver um primo que tenha um cunhado que tenha uma vizinha que trabalhe na apple, agradecia que dessem lá uma palavrinha, a ver se me pagam o serviço.)

Junto mais alguma informação, que encontrei no site applay:


Sleep Cycle alarm Clock – Nada como uma boa noite de sono após um dia de trabalho intenso. E não existe treinamento físico bom sem um bom descanso, mas muitas vezes por mais que descansemos, parece que sempre acordemos cansados. Quando colocamos um despertador para nos acordar pela manhã, nem sempre acordamos dispostos, isso ocorre porque quando o despertador toca, estamos em sono profundo. Nosso sono possui fases, indo do estado acordado para sono leve, sono profundo, sono leve novamente e muitas vezes acordando novamente. Este ciclo se repete várias vezes durante a noite, e a melhor hora para acordar é justamente quando estamos em sono leve.
 
Pensando nisto, este aplicativo foi desenvolvido, monitorando o seu sono para tentar te acordar na melhor hora possível, dentro de uma janela de meia hora, sendo a hora limita, a hora que você definir no despertador. Para fazer funcionar é muito simples, basta colocar a hora que vai dormir e colocar o iPhone em um lugar estratégico do colchão, desta forma toda vez que você se mover na cama, o iPhone / iPod Touch detecta a intensidade do movimento pelo acelerômetro. Com base nestas informações, o aplicativo detecta em que fase do sono você está. Ele tenta te acordar quando você estiver em sono leve e o mais próximo possível da hora escolhida para acordar.
Por exemplo, se você pediu para acordar às 7 da manhã, mas às 6:48 o software detecta que você está em sono leve, mas caminhando para o sono profundo, ele te acorda imediatamente, desta forma você sempre acordará disposto. Caso você utilizasse um despertador comum, ele te acordaria às 7 e você teria bastante trabalho para conseguir levantar. O software foi desenvolvido com base em pesquisas e 1 ano de testes. Após sua noite de sono, você ainda pode acompanhar um gráfico mostrando como foi a noite, e ainda tem a opção de compartilhar via e-mail ou facebook.

7 comentários:

Pedro disse...

Portanto, vou ter de adquirir uma coisa dessas, não é verdade?

Paulo disse...

Ele há coisas extraordinárias.

Helena Araújo disse...

Pedro, parece que custa menos de 1 euro - se tens o i-pod, claro.
I-pod touch, ou i-phone.

Paulo,
foi taliqual o que pensei! E o preço deixa-me ainda mais fascinada. Este nosso mundo tem surpresas giras.

sem-se-ver disse...

cum caraças

jj.amarante disse...

E também dá para casais que partilham a cama ou isso só na próxima versão?

Helena Araújo disse...

Pois, lá está: para casais, não sei.
Mas desconfio que os casais ainda acabam por estragar o app com tantos movimentos...

Gi disse...

Acho que vou experimentar.