02 janeiro 2013

"desculpem lá!"

A propósito do post "desculpem lá!" na Travessa do Fala-Só, lembrei-me do Pax Bank, um banco católico alemão, que vendeu títulos do Lehman Brothers aos seus clientes; quando o banco faliu, usou as suas próprias reservas para reembolsar as pessoas que tinham sido enganadas. Um representante do banco explicou os mecanismos que os levaram a pensar que estavam a vender títulos seguros, acrescentando que depois disso redobraram os cuidados, porque nos próximos anos não têm margem para suportar os erros que possam eventualmente ocorrer.
Não estou a fazer a apologia dos bancos católicos (tanto mais que bem sei de outros bancos católicos que...), mas a deixar aqui um sinal: não basta pedir desculpa. É possível assumir as suas responsabilidades assumindo também o preço das decisões tomadas.
Andámos há anos a pensar mudar para esse banco, apesar de ser bem mais caro que os outros nos quais temos contas. Era boa ideia começar 2013 com uma pequena vitória sobre a inércia, escolhendo apoiar um banco que procura ter um comportamento mais ético.

Sem comentários: