11 junho 2012

o 10 de Junho de 2012 em Berlim

Há tempos surgiu a ideia de organizarmos no dia 10 de Junho uma sardinhada para os portugueses que moram em Berlim. Até se pensou em fazer um desfile de Zés Pereiras e tal pelas ruas da cidade, mas por sorte rapidamente voltámos a pôr os pés no chão - ia ser um pouco ridículo fazer tal cortejo nesta cidade no day after ao 1-0 da nossa tristeza.

O projecto, que quase foi posto de lado por nos parecer que não teria participação das pessoas, acabou por ser agarrado por dois entusiastas, que compraram o grelhador, arriscaram comprar duas caixas enormes de sardinhas e mais o carvão, e andaram a fazer publicidade de soleira da porta para aqueles que não costumam passar pelo grupo "Portugueses em Berlim" no facebook.

O resultado foi melhor ainda do que podíamos ter sonhado: dezenas de portugueses provenientes de grupos que raramente se cruzam, alguns alemães que falam português e gostam do nosso país, boa comida, muita troca de conversas, miúdos felizes a correr pelo parque à nossa volta. E as sardinhas estavam de comer e chorar por mais. O chouriço grelhado no púcaro também.

Uma alemã que se doutorou em Coimbra trouxe a sua guitarra portuguesa e tocou músicas de Carlos Paredes para nós. Por pouco não soltava uma lagriminha de comoção, ao ouvir aqueles acordes tão absolutamente nossos no parque Monbijou, no centro de Berlim.

Já combinámos que em Agosto há mais. Agora que lhe tomámos o gosto...








E como de costume, quando as coisas são perfeitas é possível sempre fazer melhor: apareceu uma massagista que nos esteve a desfazer as tensões nas costas. Saímos de lá a levitar.

7 comentários:

::: - Pedro - ::: disse...

Ora Bom dia! :)
Estive por aqui a cuscar o vosso blog, e achei-o bastante interessante :)
Tambem estou por berlim (80km do centro) embora com a vida um pouco mais complicada derivada á minha idade, mas como cá estou, e vejo que afinal "á mais tugas neste astro cosmico" a que eu chamo Germany, vouu vindo meter o bedelho aqui de vez em quando ;)

Abraço, Pedro

Helena Araújo disse...

Olá Pedro,
pois seja bem-vindo ao nosso cosmos tuga em Berlim!

Se quiser, passe pelo facebook, o grupo Portugueses em Berlim. Tem muitas informações sobre o que aqui acontece. E a www.Berlinda.org tem um cartaz com acontecimentos culturais ligados à presença da língua portuguesa nesta cidade.

António P. disse...

E as sardinhas, Helena, eram portuguesas ou alemãs :))?
Cumprimentos e que a de Agosto seja um sucesso.

Helena Araújo disse...

Sardinhas alemãs, António? Olhe que este país não tem fronteira com o Atlântico...
- mas falta pouco, falta pouco... ;-)

Gracinhas de mau gosto à parte: obrigada!

Tenho a certeza que vai ser outra vez óptima. Até tenho o número de telefone da massagista e tudo!

Rita Maria disse...

Coitadinhos, uma sardinha num Brötchen berlinense, que coisa estranha!

(enfim, coitadinhos é outra coisa, sortudos é o que é)(mas as sardinhas em Lisboa...)

Maria da Luz disse...

vou já fazer-me amigo :)
E voces, ou teem muito tempo livre para escrever, ou gostam muito de escrever... ehehe
"sardinhas?" LOL

Adiante... Por acaso sabem de alguma forma de eu ir conhecendo gente portuguesa (decent6e...) aqui na alemanha? é que sinto-me completamente deslocado do meu "mundo"


Abraço, Pedro

::: - Pedro - ::: disse...

LOL, eu deixei um comentário, na conta da minha avó... não liguem, xD. agradecia uma resposta na mesma :)