10 maio 2012

"pick your fights"



Este miúdo cresceu numa casa onde se faz música de câmara às quintas-feiras. Por onde passam alguns dos melhores músicos do mundo - especialmente na área da música antiga. Aprendeu a tocar flauta, mas do que ele realmente gostava era das aulas de circo. Aos seis anos escolheu a escola de circo dos chineses, por ser mais exigente que a dos russos.
Para lhe poderem pagar a escola secundária com os métodos pedagógicos mais adequados às suas necessidades, os pais contraíram um empréstimo bancário (coisas dos EUA, claro - na mesma altura, os meus filhos andavam numa escola semelhante, uma experiência pedagógica integralmente paga pelo Estado alemão). Quando chegou ao fim do ensino secundário, decidiu que queria ser artista de circo.
Os pais encolheram os ombros. "É suficientemente novo para começar agora esta carreira, e iniciar uma segunda, mais tarde", disseram.

Foram eles que me ensinaram uma das máximas mais importantes na comunicação com os meus filhos: "pick your fights". Tivessem eles insistido na flauta, no curso universitário, na realização das suas próprias expectativas, não tínhamos agora este exame de fim de curso. Esta beleza.

Sem comentários: