22 março 2012

tertúlia pela democracia e cidadania






Esta manhã, ao ler no facebook que no Fundão se organiza uma Tertúlia pela Democracia e Cidadania, estaquei na palavra "tertúlia". Esquisitice minha, claro, que adjectivo tertúlia com leve. A ser assim, uma tertúlia parece-me pouco. Parece-me que a Democracia portuguesa precisava era de ser internada na melhor unidade de cuidados intensivos - se as houvesse para as Democracias.
Em não as havendo, pois que se comece por tertúlias, e que sejam muito participadas. Participação é preciso, sair da "zona de conforto" do cinismo e do cepticismo, olhar para exemplos que já há, acreditar que é possível mudar para melhor.

***

Esta semana, a turma do meu filho - miúdos pelos quinze anos - teve como trabalho para História escrever duas páginas A4 sobre o centro de informação do memorial do Holocausto em Berlim. Cada aluno tinha de descrever e analisar a informação disponível e a lógica subjacente à exposição, confrontar essa análise com um discurso de um vice-presidente do Parlamento alemão sobre este tema, sugerir o que poderia ser melhorado. Surpreendeu-me: a escola não queria uma descrição da informação disponível, mas uma análise da forma escolhida para passar essas informações, tendo como referência princípios fundamentais da República.
Ao ler a seriedade no trabalho do meu filho, mais uma vez me dei conta de como a construção da Democracia é um trabalho árduo, quotidiano e incansável, para recomeçar sempre e sempre e sempre.  

Benditas escolas, estas, que trabalham para que cada aluno se entenda como alicerce fundamental da Democracia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Helena,
Em que disciplina pediram esse trabalho?

Pedro

Helena Araújo disse...

Olá Pedro,
foi para História. Os alunos foram em visita de estudo ao centro de informação, e receberam essa tarefa como trabalho de casa.