01 setembro 2011

complicar o que parece simples e evidente

O meu filho contou-me que há um teste na internet para ver a que partido é que se pertence, e que nele ficamos imediatamente conotados à extrema direita se concordarmos que todos os estrangeiros devem aprender alemão e fazer um teste de língua e de cultura alemã.
- Achas que os estrangeiros devem fazer esses testes, mãe?
- Acho que os estrangeiros que aqui vivem devem aprender alemão, sim, e conhecer as regras da sociedade da qual se tornam parte. Mas quem se lembraria de obrigar um americano multimilionário a fazer um teste desses para poder viver na Alemanha?

Isto não é um problema de estrangeiros, mas de determinados grupos de estrangeiros. De facto, uma abordagem que pretenda resolver problemas em vez de humilhar grupos devia centrar-se sobretudo nas questões da pobreza e nas soluções para quebrar o seu determinismo.

Uma análise mais cuidadosa mostra frequentemente que muitas das afirmações que nos parecem evidentes mais não são que sintoma de ignorância e xenofobia encapotadas. É pena que o tal teste na internet não explique estas coisas melhor, e se limite a meter as pessoas numa gaveta, fazendo-as sentir-se vítimas daquilo a que chamam "a ditadura do politicamente correcto". 

Sem comentários: