Páginas

29 julho 2025

notas de viagens

Nos meus apontamentos de viagens no Facebook repete-se muito a palavra "paraíso". Das duas, uma: ou aprendo outras palavras, ou começo a frequentar sítios menos, lá está, paradisíacos... Há cinco anos, foi assim:







E como se não bastasse, está um tempo impecável.
(Por enquanto, claro.)
Primeira paragem: meter gasolina.
Depois: aonde o coração nos mandar.
(Sim, bem sei que estou a fazer figura de deslumbradinha, mas deslarguem-me, que isto não me acontece todos os dias)





Almoço no paraíso. Depois os rapazes mergulharam, e vieram à tona a gritar que estamos numa corrente fria. Lembrei-me logo que os portugueses têm digestão, e nem entrei na água. Estou a vê-los chegar à ilha.

Está-se bem.

(Não sei o nome desta ilha. Sei apenas que saímos de Brest, fomos na direcção de Ouessant, e parámos a meio. Fica em frente a uma outra ilha que foi recentemente repovoada com famílias jovens que se dedicam à agricultura biológica e à criação de ovelhas.) --- E para a amiga que me pediu ideias para passeios no Finistère bretão, escrevi isto:
* Ando numa de Enclos Paroissiaux. Ainda hoje vi dois fabulosos: Guimiliau e Lampal-Guimiliau. Mas sendo para vocês, talvez o melhor seja verem Pleyben - particularmente o Calvário com dezenas de figuras (o Calvário é uma espécie de presépio português a contar as histórias do Novo Testamento) e dentro da igreja as sablières (frisos em madeira ao longo da parede, entre o fim da parede e o princípio do tecto - esculpidos com cenas da vida quotidiana, mais monstros e bizarrices - um festim!)
* A caminho de Finistère, espreitem a ilha da capela de Saint Cado em Belz. É muito bonitinha.
* Concarneau
* Pont-Aven e Le Pouldu - seguir a passagem de Gauguin. O filme no museu de Pont-Aven é muito interessante (o museu também é muito bom). Em Le Pouldu reconstruíram a casa onde moravam os artistas, inclusivamente as pinturas que eles lá fizeram (adorei)
Perto de Pont-Aven também tem as ostras de Belon, que podes comer em mesas corridas num bosque por cima da ria. Um lugar de sonho. E se tiveres sorte os figos da figueira ao lado da loja já estão maduros, e se calhar dão-vos alguns.
* Locronan (escrevi um post sobre isso - lê, e conta aos teus filhos as histórias do Saint Ronan - torna tudo muito mais interessante)
* Também gostei imenso de andar em char à voile na praia de Plomodiern / Saint Nick
* Um dia na Île de Batz, perto de Roscoff (e Roscoff, claro). Na ilha, procurem as praias de areia na zona virada a Oeste.




Sem comentários:

Enviar um comentário