O facebook, que se gabava de me conhecer melhor que os meus próprios pais, agora pespega-me com "sugestões" de tipos e partidos que considero inaceitáveis. O instagram ainda está pior: às vezes até com a página do coelho do Vintruja vem invadir o meu espaço pessoal.
Agora estava aqui a pensar: é o Vintruja que paga às redes sociais para invadir o meu espaço pessoal, ou são elas que decidem que eu devia alargar os meus horizontes políticos até à cloaca?
E se é o sistema Vintruja que paga: paga mais se eu clicar, ou se ficar mais tempo a olhar para aquele lixo? Digam-me o que lhe custa mais dinheiro, que eu faço tudo! Não é que me agrade dá-lo a aganhar ao Zuckerberg, mas uma pessoa tem de conhecer as suas prioridades.
ADENDA: A Rita Dantas explicou no facebook como é que isto funciona. Partilho convosco, que eu cá não sou de sonegar informação importante:
Quando ele paga publicidade, em princípio tu consegues ver essa indicação. O problema é que ele pode pagar para a Manuela ver, ela vê e presta atenção e depois o algoritmo mostra-to a ti, de graça, porque costumas ter o mesmo gosto que a Manuela e ele deseja ter o mesmo resultado – que tu passes o máximo de tempo na rede. Se tu ainda por cima confirmares o interesse, ele vai de seguida mostrar o mesmo ao teu amigo João, para além claro de continuar a mostrar-te outras coisas da mesma índole.
Acho que ganhas mais em sinalizar que não estás interessada.
Sem comentários:
Enviar um comentário