Páginas

07 junho 2024

"Zé do Telhado"

 

No dia em que o tema da Enciclopédia Ilustrada foi "telhado", tive de bater o pé: Bem sei que já fizeram posts sobre o Zé do Telhado. Contudo, ainda ninguém disse o mais importante: o Zé do Telhado é meu!

Não havia uma única vez que passássemos aquela curva da estrada entre Viana e Braga (e foram tantas!), que não me mostrassem o sítio onde o Zé do Telhado se escondia à espera das "caravanas dos comerciantes".

Semana após semana, o Zé do Telhado vinha alimentar-me os temores, imaginava o seu grupo a descer do monte aos urros, os comerciantes alarmados, o saque. À noite, antes de adormecer, encarregava vagamente o meu anjo da guarda de manter o Zé do Telhado longe da minha vida.

Muitos anos depois, quando o meu avô já quase não via e a minha avô lhe servia de co-piloto, interrompiam o monólogo do Mini ("vai mais para a direita, Soares", "um bocadinho para a esquerda, agora") para apontar o monte na curva, "olha ali é onde o Zé do Telhado se escondia..."

Mas nessa altura eu já não tinha medo do Zé do Telhado, tinha medo de ir num carro com um condutor cego e uma co-pilota paciente.


Sem comentários:

Enviar um comentário