Páginas

27 maio 2024

é Berlim, está tudo dito


Da newsletter "Checkpoint" do diário berlinense Tagesspiegel, 27.5.2024, partilho estes dois sinais da vitalidade de Berlim e do humor perante o caos:



Precisamente em simultâneo com o encerramento de todas as ruas entre a Coluna da Vitória e a Potsdamer Platz, à volta da zona onde se vai instalar o relvado, os stands e a baliza gigante do Campeonato Europeu de Futebol, soa o apito para os trabalhos nocturnos de manutenção no túnel do Tiergartentambém esta passagem será encerrada a partir de hoje, durante quinze dias, de segunda a sexta-feira, entre as 21h00 e as 5h00 da manhã. Os viajantes que vêm do sul e pretendem chegar à estação ferroviária central podem apanhar o comboio de levitação magnética ou um táxi aéreo. Percurso alternativo: em direcção ao Cabo da Boa Esperança e depois sempre em frente.


*** 

Por fim, uma notícia da série “Autocarro, mas feliz”: a nossa leitora Barbara Pickel tem encontro marcado com a Staatsoper às 19h00. Pouco antes das 18h00, na estação do Zoo, entra no autocarro com o seu andarilho - mas é o autocarro errado. O seu plano de mudar para um táxi na Potsdamer Platz corre o risco de falhar devido ao trânsito intenso e às muitas paragens. Pouco antes das 18h30, com muito esforço consegue chegar perto do motorista do autocarro, e pergunta-lhe se chegarão a tempo à Potsdamer Platz... “Nem pensar!”, responde ele com a crueza berlinense, e logo abre a janela lateral, fazendo sinal ao taxista perto dele para parar imediatamente. “Tenho aqui uma senhora idosa que quer ir à ópera às 19h00, dê-lhe boleia!”, grita na sua direcção. O taxista abre a porta e Barbara Pickel sai apressadamente pela porta da frente do autocarro com a “carroça”, como ela chama ao seu andarilho, e entra na parte de trás do táxi. Mas já lá está sentada outra senhora. Para onde é que ela quer ir? “ Ora bem, à Staatsoper, às 19h00!” E mais uma vez nos damos conta de que os melhores filmes de Berlim continuam a passar-se na vida real - mesmo com finais felizes.


Sem comentários:

Enviar um comentário