14 abril 2022

quinta-feira santa



 




Quando andámos a filmar o ARtMENIANS em 2014, pudemos assistir ao #rito da Páscoa da Igreja Arménia: domingo de ramos em Etchmiadzin (o "Vaticano" da Igreja Arménia), e domingo de Páscoa no mosteiro de Gelarde. Recomendo tudo: as celebrações, os cânticos antiquíssimos, a vivência da fé, os cenários. A alegria das crianças no domingo de ramos, a festa da ressurreição em Gelarde - e uma solista a cantar numa sala subterrânea, uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. 

Na quinta-feira santa estávamos em Nagorno-Karabakh, e filmámos partes da celebração desse dia com o famoso arcebispo Pargev Martirosyan.

Todos me falavam com imensa admiração deste arcebispo que esteve sempre ao lado dos arménios na guerras de Nagorno-Karabakh após o desmembramento da URSS. Um herói, diziam. Vimo-lo em Shushi, cidade da qual os arménios tinham sido expulsos depois dos massacres do princípio do século XX. A catedral, durante muitos anos usada como paiol pelos azeri, foi rapidamente reconstruída após a conquista da cidade. Mostraram-nos - com lágrimas nos olhos - um filme do regresso do arcebispo àquela igreja.

Quando chegou o momento de lavar os pés, alguns soldados fardados subiram ao altar, e o arcebispo ajoelhou à frente deles num gesto de grande humildade. O Pedro, nosso artista da câmara, ficou chocadíssimo com a cena, e recusou-se a filmar. Só filmou o lava-pés dos ajudantes da celebração.

Quando entrevistei o arcebispo, tive o atrevimento de falar sobre guerra e cristianismo. Ele não gostou, e respondeu-me com uma passagem do Evangelho, justamente de quinta-feira santa: Então lhes disse: Agora, porém, o que tem bolsa, tome-a, como também o alforge; e o que não tem dinheiro, venda a sua capa e compre espada (Lucas 22:36.)

Em 2014, Shushi era uma cidade ainda cheia de ruínas: as ruínas do antigo bairro arménio destruído um século antes, e as ruínas da guerra dos anos noventa. Em 2020, o exército azeri reconquistou a cidade, e voltou a danificar a catedral. Mais ruínas.

Pergunto-me onde andarão agora as crianças que ali vimos, e se ainda terão aquele sorriso confiante. Onde estarão os soldados cujos pés foram lavados pelo arcebispo. E, sobretudo, qual dos versículos em que Jesus fala de espadas é o certo quando o que está em jogo é a nossa vida e o nosso sentido de Justiça.


[ Agora mudava de religião e passava para a história do rabino de uma shtetl no Leste da Europa, que juntou dinheiro da comunidade para ir à cidade comprar a Justiça. O espertalhão do negociante pegou numa ânfora, encheu-a com água do esgoto, fechou-a, recebeu o dinheiro e deu ao rabino a ânfora cheia de Justiça, avisando que não a podia abrir. O rabino regressou à shtetl, meteu a ânfora debaixo da cama, mas não conseguia dormir. Quando não aguentou mais a curiosidade, abriu a ânfora. No dia seguinte, toda a comunidade queria saber como era a Justiça que tinham comprado. E o rabino:
- Só vos sei dizer isto: a Justiça fede! ]








Sem comentários: