12 abril 2022

maus caminhos

 

Aconteceu no princípio da Semana Santa: dei comigo a imaginar que o mundo parasse durante um minuto para que cada um rogasse uma praga ao Putin.

E logo a seguir imaginei-me na pele do Putin tomando consciência de ser o epicentro de milhares de milhões de ondas negativas, carregadas de ódio, em todas as línguas do planeta. Caí em mim: não se pode fazer isto.

Como é possível que me tenha ocorrido um gesto de tamanha violência simbólica? Porque não me ocorreu, em vez disso, pedir ao mundo que parasse um minuto para enviar ondas positivas ao Putin, para ele ganhar juízo e desistir da invasão da Ucrânia?

Isto: estamos na Semana Santa, e não me ocorreu rezar pelo Putin.

Se calhar já entregava o "cartão do clube" - o documento do baptismo? - e aceitava que o meu cristianismo se perdeu algures por maus caminhos.


Sem comentários: