24 setembro 2021

"Muir Woods" (3)



A Conferência de San Francisco, que decorreu entre Abril e Junho de 1945, começou quando a segunda guerra mundial já tinha fim à vista na Europa e terminou antes de serem lançadas as bombas atómicas sobre cidades japonesas. Veio continuar os esforços de criar uma nova ordem mundial, iniciados em Dumbarton Oaks em 1944, e dela resultou a Carta das Nações Unidas. Este termo, “Nações Unidas”, já vinha de Janeiro de 1942, e fora cunhado por Roosevelt.

No dia 19 de Maio de 1945, centenas de delegados internacionais reuniram-se em #Muir_Woods ao fim da tarde para homenagear o presidente Roosevelt, recentemente falecido.
(Escrevo “ao fim da tarde” e penso no pôr-do-sol e na magia dos raios oblíquos a passar por entre os altíssimos troncos das árvores.)

Quando visitei pela primeira vez a floresta Muir Woods e me deparei com a clareira onde essa cerimónia decorreu, tudo me pareceu fazer sentido: árvores que vêm de antigas eras e crescem para o mais longe do tempo e do espaço, para inspirar o trabalho de unir esforços e nações na construção de um futuro melhor para todos.

Em 1995, nas comemorações do cinquentenário da Carta, essa clareira foi de novo palco de uma cerimónia oficial. Mas desta vez os visitantes foram recebidos pelo chefe de um dos povos indígenas da região: o futuro só se pode construir melhor se for realmente construído por todos, no respeito pela igualdade de direitos e de dignidade, e reconhecendo todas as facetas da História que nos trouxe até aqui. 


Sem comentários: