29 maio 2021

se fosse só a marquise...




(fotos: Janeiro 2021)


Há dias andei às voltas na Urbanização Onkel Tom, em Berlim-Zehlendorf. Estava um bocadinho perdida, mas não tinha importância nenhuma, porque é um prazer andar nessas ruas de casas centenárias que ainda agora são modernas e lindas.

Numa esquina, deparei com uma casa geminada que parecia aquele conto infantil com uma irmã bonita e outra feia, ou o do irmão rico e do irmão pobre: bastara mudar o desenho das janelas numa das casas para esta perder inteiramente a graça que o arquitecto Otto Rudolf Salvisberg lhe dera. 

Não é caso único, infelizmente. Ao lado havia outra casa à qual também tinham retirado a dignidade da boa arquitectura, para a transformar numa caixa sem graça. 

É impressionante como uma simples janela ou a cobertura exterior podem alterar tão profundamente o aspecto de uma casa. 




Mas o que realmente me impressionou foi a notícia de que deram uma menção honrosa ao trabalho de recuperação de duas dessas casas, que mostro na fotografia abaixo. Sim: bem sei que quiseram louvar o cuidado de refazer as janelas e de pintar com a cor original. 
Mas aquelas marquises, aquelas marquises!

Em todo o caso, pode-se provavelmente concluir que em Berlim, ninguém se sente incomodado por acrescentarem marquises a edifícios existentes. Avisem o Ronaldo que, caso queira ser deixado em paz, o melhor é vir viver para Berlim. 



1 comentário:

Flor disse...

Olá Helena! Eu também gosto e apreciar as casas antigas, bem cuidadas, sem grandes retoques. Se deixarem de ser retoques já se sabe que toca o exagero. Achei graça ao prédio amarelo porque fez-me lembrar certos bairros antigos de Lisboa por exemplo o Areeiro, Alvalade, de 3/4 pisos e com o conjunto de janelas verticais para iluminar as escadas.

Quanto ao Ronaldo é mais do mesmo. Têm é inveja e falta de respeito. É uma tristeza!
Beijinho e fique bem! :)