18 fevereiro 2021

you're the judge


Bom dia, meu melhor público do mundo.

Hoje dou início a uma série nova, com o interessante título "you're the judge", que se podia chamar "o juiz é você", mas é melhor não, só por causa dos que depois vinham dizer que "você é estrebaria" - ainda nos zangávamos todos mesmo antes de começar o programa.

Ora bem, o caso é o seguinte: no sábado passado publiquei no facebook a imagem do iglu que os meus vizinhos fizeram no quintal. Esta:


Um amigo de facebook, na sua versão "Anacleta Joaquina" (uma excelente moçoila), disse que até quinta-feira (hoje) estava tudo derretido. Cito: "Pffff uma trabalheira do caraças para daqui a uma semana derreter tudo..."

Apostámos. A data limite para "derreter tudo" era hoje às onze da manhã.

O palerma do São Pedro parecia estar do lado da simpática provinciana de Sauerland (que na verdade se chama Luís Sancho, é de Lisboa, e vive na Alemanha). Num instante passou de sete graus negativos para quatro graus negativos, e depois zero, a que se seguiram seis e até oito graus positivos. Mas eu - ah, amigos, que maravilha! - eu tinha do meu lado a corajosa resiliência dos berlinenses, historicamente comprovada. Até ontem, o iglu aguentou impávido e sereno os ataques vindos da atmosfera.

Mas ontem de manhã começou a dar sinal de alguma fadiga dos materiais.


À noite deu-se a derrocada do telhado. Esta manhã já só restava o rés-do-chão, ainda com a porta aberta para todos, como uma casa berlinense que se preze.



Ora bem, senhoras e senhores, atentos juízes deste caso: estamos em Berlim, onde ninguém desiste facilmente. Vejam a última fotografia, de um café berlinense nos anos cinquenta: caiu o telhado, caíram todos os andares, mas enquanto houve rés-do-chão houve casa. Ainda no princípio dos anos sessenta havia inúmeras casas assim no Kudamm: um telhado feito à pressa por cima do rés-do-chão ou do primeiro andar, e a vida continua.

Portanto, decidam vocês: quem ganhou a aposta?
(Previno que já perdi uma aposta na terça-feira passada, e o meu coração frágil não aguenta perder tantas vezes seguidas)

4 comentários:

Lucy disse...

para não te enervar pode-se considerar um empate??

Helena Araújo disse...

Lucy, olha bem para aquilo: parece-te completamente derretido?
(Já ganhei! ;) )
Uma amiga minha disse que está simplesmente desmontado. É um iglu nórdico, comprado na IKEA.
:)

Anabela Dias disse...

Os argumentos fazem sentido em tempos de pós-guerra hahaha
Em tempos de paz, eu diria que os destroços de iglo não passam :)

Helena Araújo disse...

É assim que uma pessoa fica a saber quem é amiga, e quem não é...
;)