02 fevereiro 2021

partilhar o fogo

 



A ouvir Mercedes Sosa e a pensar naquela vez que veio a Berlim e eu não a mostrei aos meus filhos, porque eram adolescentes e ouviam com os amigos música muito diferente desta. Hesitei (quanto "eu" se permite a uma mãe de adolescentes?), optei pela solução mais cómoda - e agora é tarde. Os meus filhos não viram a Mercedes Sosa em palco.

Se houver por aí alguma mãe de adolescentes, aqui deixo uma recomendação: não desistam nunca de tentar mostrar-lhes o fogo. Por muito perdidos que eles andem nos seus próprios labirintos.
(Também estou a pensar naquela vez que estávamos a 10 km do Escoural e eu propus ao meu adolescente e a um amigo dele irmos ver a gruta, e eles responderam que não, que estavam ali tão bem a jogar às cartas...)
(O que me lembra o quadro mais belo da Pinacoteca da Villa Borghese: os meus filhos, de 5 e 8 anos, a jogar às cartas sentados no vão de uma janela, amorosamente vigiados por um dos guardas, enquanto eu ia de sala em sala.)


Sem comentários: