06 fevereiro 2021

então o sol?







Ontem nevou, como estava previsto. Mas hoje o sol faltou ao combinado. Será que o São Pedro está a querer renegociar o contrato com a Merkel? Ou será que a Merkel confiou este assunto à Ursula von der Leyen? (espero bem que não, porque ela é menina para arranjar trapalhadas até com o São Pedro, e atrasar-nos o sol até Agosto ou Setembro...)

Em todo o caso: nevou um bocadinho. Fui fazer uns recados por volta das cinco da tarde (melhor dizendo: ao anoitecer) e depois agarrei na vassoura e fui limpar o passeio antes de o pessoal começar a pisar tudo. Daí a nada apareceu o tal vizinho que limpou a nossa neve no fim-de-semana passado. Tem um restaurante, que agora só faz take away de almoços durante a semana. Uma semana trabalha ele, outra semana trabalha o irmão. Ele não sabe o que fazer a tanto tempo livre. Há dez anos que não faz férias, porque decidiu que era prioritário pagar a casa - e vai conseguir em breve. Já consertou tudo o que era preciso consertar na sua propriedade (e eu cheia de pena por não ter arranjos nenhuns para fazer na minha casa, era um grande favor que lhe fazia...), e agora sente-se meio zombie. Disse-me que não varresse mais o passeio, que ele passaria com a sua máquina quando a neve estivesse mais alta. 

Esta manhã, quando me levantei, o passeio estava limpo: na rua toda, dos dois lados. 
Fiz outra vez um bolo para lhe levar. Mas ele não estava em casa. Parece um running gag. 

À tarde fui às compras, e escolhi um caminho mais longo para passar junto a um lago. Devia ter levado a objectiva maior, para fotografar os anéis de gelo a formar-se nos caules das plantas aquáticas. 
E depois, numa curva do caminho, descobri dois malucos que estavam a tomar banho nus na parte do lago que não estava gelada. Perguntei se podia tirar uma fotografia, e eles disseram que sim, enquanto caminhavam na minha direcção. Berlinenses!
Disse-lhes que se virassem de costas. Deram mais um mergulhito para a minha fotografia. 










3 comentários:

jj.amarante disse...

A propósito dos banhistas estava para lhe perguntar se seriam russos em turismo em Berlim. Fiquei apreensivo pela presença dos cisnes que têm maior tendência para atacar quando as pessoas estão baixas em relação a eles, o que era o caso na foto. Eu no mar, abaixo de 18ºC dou no máximo um mergulho e venho-me logo embora.

Helena Araújo disse...

jj.amarante, a Rita Dantas escreveu o seguinte no facebook:

"Fiquei com vontade de ter um blogue outra vez, só pela delícia que era ter como interlocutor o J.J.Amarante.
Mas na verdade vinha dizer:
- também conhecia (ou sabia de, para ser mais exacta) várias pessoas que nadavam no lago sempre que não complementamente gelado, e entretanto no Reino Unido está muito na moda. Tinha muita inveja, parecia-me maravilhoso, mas como tenho medo de cisnes, o comentário do J.J.Amarante já me curou desse pecado mortal."
(o resto não tem a ver consigo, por isso não copio para aqui)

jj.amarante disse...

Uau, eu também gostava de ter a Rita Dantas como interlocutora. Quase que pensei nas Bem-aventuranças, Bem-aventurados os bloggers, blá, blá, blá.