23 janeiro 2021

Portugal ♡ ♡ ♡

Passei o dia no Consulado de Portugal em Berlim a trabalhar na mesa eleitoral que já abriu hoje para os votos dos portugueses da diáspora. Das oito da manhã até quase às sete da tarde não tivemos um único minuto de sossego na nossa mesa de voto. Alguns vinham de bicicleta, e entravam na sala com as mãos vermelhíssimas de frio. Alguns traziam crianças com os casacos todos molhados da chuva que caía nessa altura. Uma mãe perguntou aos seus filhos pequeninos em quem é que ela devia votar (e eles sabiam perfeitamente). Um pai trazia um bebé recém-nascido muito bem aconchegado no canguru. Um veio da sua cidade a 150 km de distância, e disse que não falha uma eleição. 

Passaram por nós pessoas de todas as cores, e com nomes de muitos cantos do mundo. Portugueses: todos eles sorriam, todos eles pareciam contentes de estar ali. 

Hoje senti um carinho especial pela minha gente. Esta gente que se dá ao trabalho e ao desconforto de se pôr a caminho, num dia de inverno triste e feio como foi hoje, porque acredita que tem uma palavra a dizer na decisão sobre o nosso rumo comum. 

Amanhã há mais. 


4 comentários:

Jaime Santos disse...

Obrigado a si e aos seus colegas por fazerem este trabalho por nós, <3 <3 <3 ...

Os corações são um bocadinho foleiros, mas a intenção é que conta...

CCF disse...

E a Helena também é fantástica por se voluntariar para o trabalho mais duro!
Obrigada por isso e por estas palavras bonitas.
~CC~

Helena Araújo disse...

Obrigada, obrigada!
Confesso que o trabalho é mesmo muito (dois dias seguidos, das oito da manhã às oito ou nove da noite, quase sem tempo para comer ou ir à casa de banho) mas:
- o grupo era excelente em termos de eficiência, boa disposição e simpatia (e tenho de repetir, porque foi muito importante para reduzir o tempo de espera na fila: eficiência)
- foi realmente um prazer ver todos aqueles portugueses a apresentar-se para votar.

helena Andrade disse...

Deixou me de lágrima no olho. Obrigada