13 janeiro 2021

"Alpes" (2)

 


A primeira vez que fiz uma semana de férias de ski nos #Alpes foi uma tragédia: subimos a montanha, puseram-me em cima daquelas coisas malditas que escorregam em todas as direcções, tentaram ensinar-me, mas eu tive a triste ideia de olhar em volta e ver a aldeia praí 1 km a pique abaixo de mim, tirei os esquis e vim a escorregar sentada na neve até à estação intermédia do teleférico. Andei meses com dores num sítio que não revelo, e ainda dizem que o desporto é saudável.

Se calhar era um sinal, mas não o entendi logo. De modo que continuei a ir todos os anos fazer uma semana de férias de inverno nos Alpes, como tantas famílias alemãs faziam nesse tempo de despreocupado consumo.

Juntei uma bela colecção de cursos de ski naquelas montanhas: Livigno, Serfaus, St. Moritz, Samedan, Pontresina, e mais uma aldeia na Suíça francesa (só me lembro que os croissants eram óptimos). Hão-de ter sido mais de uma dúzia de cursos, e sempre o dos principiantes.
Até ao dia em que me dei conta de que se calhar tinha - literalmente! - demasiada queda para o ski, e deixei de pagar a um professor para andar aos caídos, coisa que conseguia fazer perfeitamente sozinha.
O nosso vale favorito nos Alpes era o Engadin, por ser desafogado, o que é sinónimo de mais horas de luz. E também pelas aldeias históricas e pelas histórias das aldeias, pelos museus dos artistas da região, pelo artesanato, pelos lindíssimos lagos, pela Muottas Muragl, e ainda os bolos e as termas de Pontresina - tudo óptimo, tudo excelente! Só era pena ter de passar várias horas do dia em cima dos skis a lutar contra a força da gravidade...
Agora, fora de brincadeiras: deixei de fazer férias de inverno na neve porque me sinto cada vez mais envergonhada pela parte que me cabe na destruição do planeta. Talvez não volte àquelas paisagens nevadas - e é uma escolha relativamente fácil de fazer, porque já tive lá muitos dias felizes, e também porque sinto que tenho de deixar um bocadinho dessa beleza às gerações que virão depois de mim.

-- Alguns posts sobre esses dias felizes: https://conversa2.blogspot.com/2009/02/notas-do-engadin-2.html







Sem comentários: