02 dezembro 2020

"Napoleão"


Hoje, na Enciclopédia Ilustrada, falaram do papel modernizador de #Napoleão nos países conquistados. Nunca ouvi falar disso em Portugal - apenas da tragédia da ponte das barcas no Porto, da Luísa Todi a fugir (esta vinha na revista Fagulha), do muito que os seus soldados profanaram, destruíram, pilharam e nunca mais devolveram.
Mas sei de algumas mudanças que trouxe à Alemanha: 1. Direito civil: Napoleão adopta alguns princípios fundamentais da Revolução Francesa (igualdade perante a lei, separação do Estado e da Igreja, etc.) que traduz para o Direito Civil e exporta além-fronteiras. Depois das invasões francesas, o "Code Civil" foi usado durante décadas em várias regiões da Alemanha, e tornou-se uma das bases do Código Civil alemão escrito em 1900.

2. O casamento civil é introduzido em algumas regiões alemãs já em 1798, e o mero casamento religioso deixa de ser reconhecido como válido perante a lei. Essa regra estende-se depois ao resto do país. Em 1876 o casamento civil passa a ser em toda a Alemanha o único contrato de casamento válido.

3. Sistema métrico: metro, litro, grama, kilo-, deci-, centi- em vez daquelas trapalhadas dos antigos. Os antigos desse tempo é que não gostaram muito (nem sequer em França), mas ao fim de algumas décadas lá se instalou a moda, tanto em França como - trinta anos depois - na Alemanha.

4. Numeração das casas: durante séculos as casas eram conhecidas pelo nome dos habitantes, ou por nomes que ainda agora se vêem nos restaurantes: "do Urso", "do Boi", etc. (ou "casa cor-de-rosa", que era o endereço da casa onde nasci).
Ora, com nomes destes, é muito difícil planear o alojamento dos soldados e saber depois onde se encontram ("será que os deixei no Burro, no Urso, no Camelo ou no Idiota?"). É muito mais prático fazer como em Paris (ou na Prússia, vá, que também já tinha tido essa brilhante ideia). O historiador vienense Anton Tantner afirma que a numeração das casas é uma das inovações mais importantes do Iluminismo. A princípio, começava-se por atribuir os números ao longo de um dos lados da rua, e chegando ao fim atravessava-se a rua e voltava-se para trás continuando a sequência. Ainda há ruas em Berlim que são assim, e são uma dor de cabeça. Mais tarde ocorrerá uma simplificação do sistema: de um lado os números pares, do outro os números ímpares.

5. 4711: a "autêntica água de Colónia" já é vendida desde 1792 - primeiro como bebida medicinal, depois como perfume. Mas o seu famoso nome deve-se aos franceses. Estes atribuíra um novo endereço à casa onde era produzida: Glockengasse 4711.
A água começa por ser vendida com o título completo: "Franz Maria Farina - Klöckergasse No. 4711 in Cöln a. R." (Franz Maria Farina era o monge capuchinho que forneceu a receita, Cöln é Colónia, e portanto: água de Colónia). Mas depois, em 1875, foi abreviado para "4711".

(Traduzi atabalhoadamente deste artigo)

Sem comentários: