06 outubro 2020

ressignificar




"Ressignificar" é um conceito usado em Psicologia para designar o processo de "dar um novo significado a algo". Ainda não consta dos dicionários portugueses, mas lá chegaremos.

O caso mais recente bem o exige: Trump faz um apelo aos Proud Boys (um grupo violento de supremacistas brancos) para "recuarem e ficarem a postos", porque "alguém tem de fazer alguma coisa contra os antifas". Os Proud Boys agarram com ambas as mãos a oportunidade que o presidente dos EUA lhes dá. Os EUA aproximam-se um pouco mais de um cenário de guerra civil. E é então que George Takei tem uma ideia brilhante: inundar as redes sociais com uma ressignificação de #proudboys. As pessoas responderam como se pode ver no filme.

Agora, quem tentar encontrar posts sobre os Proud Boys no twitter depara-se com uma série interminável de imagens de casais gays - cheias de humor e cheias de amor.

A milícia racista do Trump vai ter de mudar de nome, porque este foi "ressignificado". Uma ideia genialmente simples: responder ao ódio com amor, associar o nome "proud boys" à ideia de "love is love".

Mais informações: Forbes.

(Será que ainda vamos a tempo de sugerir o nome do George Takei para o Nobel da Paz desta semana?)



Sem comentários: