25 julho 2020

imensíssimo mar




Hiroshi Sugimoto, 'Atlântico Norte, Cape Breton', 1996.

Encontrei esta imagem no mural de facebook da artista Bia Wouk, que a descreve assim:

"A série de mares de Sugimoto é metafísica, uma destilação da paisagem, uma exploração dos limites físicos e espirituais. O tempo de exposição de cada foto é de muitas horas, captando todas as mudanças sutis no mar e na luz durante um dia e uma noite. O resultado é uma meditação zen."


Para mim, o resultado é um buraco negro: impossível resistir.
(Ah, se a Ikea se lembrasse de vender isto imprimido sobre uma tela enorme!)
(Oh, acabei de descobrir que foi leiloado pela Christie's por 150 mil dólares. Suponho que já sei porque é que a Ikea não se lembrará nunca de vender esta imagem.)

E eis que descubro que outros seguiram o exemplo de Hiroshi Sugimoto, e fizeram trabalhos também muito apelativos. Por exemplo, 
Daniel Fuller // Meditation on Blue. 



Uma pessoa vê isto e começa a sonhar: "ah, se se arranjasse uma janela em frente ao mar..." e "ah, se eu conseguisse aprender a fotografar assim!"

Sendo que "aprender a fotografar assim", no meu caso, é ainda mais difícil que arranjar uma casa com uma boa janela para o mar. 

Portanto: será que alguém me arranja o contacto da pessoa responsável pela escolha dos produtos de decoração da Ikea? Com whatsapp, faz favor, para não gastar o meu dinheiro todo a ligar para a Suécia.


2 comentários:

jj.amarante disse...

Pode enquadrar um bocadinho desta (https://4.bp.blogspot.com/-4h60LjLMRlM/V-8JutxMZEI/AAAAAAAAQ9I/9C3ignXnaq4_7wpYMgDk_GyAHsbGBhd4ACPcB/s1600/Joao_de_Arens_6.JPG) deste post (https://imagenscomtexto.blogspot.com/2016/10/ponta-de-joao-darens.html ) se prescindir de um bocadinho de terra e de um bocadinho de rocha do lado direito que deixei de propósito. Não será tão abstracto mas para isso já temos o "Blue Monochrome" do Yves Klein.

Helena Araújo disse...

Obrigada, é muito bonita, mas não é a mesma coisa. E o Blue do Yves Klein também não.