24 março 2020

resistir às leis da física e da metafísica

E ao não-sei-quantésimo dia descobri que há uma correlação forte entre o facebook e o gateau breton que (neste preciso momento ainda) tenho na cozinha. Faltava-me identificar o modelo matemático, mas a regra pareceu-me clara: após n posts lidos e comentados desaparece mais uma fatia de bolo.

Também pus a hipótese de haver uma metafísica qualquer que explicasse o fenómeno de ser telecomandada: uma força superior que me levanta da cadeira e me põe a avançar na direcção da cozinha. A mesma força superior comanda a faca que corta fatias do bolo - todas muito fininhas, é certo, mas numa sucessão estonteante de fatias.

Para resistir a estas leis da física e da metafísica pensei criar uma espécie de corrida de obstáculos: entre mim e o bolo poria um copo de água, uma peça de fruta, outro copo de água, um tomate, um saquinho para fazer chá, meio pimento, uma peça de fruta e um copo de água. De cada vez que a força maligna atacasse, levantava-me, dirigia-me à cozinha, parava junto ao obstáculo mais perto de mim, consumia-o e voltava para a mesa. Só quando se acabassem todos os obstáculos é que podia comer uma fatia fina do bolo. Depois punha novos obstáculos no caminho, e recomeçava tudo.

A ideia pareceu-me muito boa. Comi três ou quatro fatias (não muito finas) de bolo enquanto a alinhavava, que os neurónios não se alimentam sozinhos.

Também pensei criar um clube no facebook chamado "heeeelp!". De cada vez que tivesse vontade de ir à cozinha vinha ao grupo, postava "heeeelp!" e quem estivesse por perto desatava a fazer conversa comigo para me proteger daquele impulso.

Mais cinco fatias de bolo que foram investidas nesta ideia.

De modo que tive de fazer uma pausa nestes meus projectos tão bons, para ir ao supermercado comprar mais um bolo.

3 comentários:

jj.amarante disse...

O gateau breton é com ou sem recheio?

Lucy disse...

tu alimentas o nosso espírito mas fazes inveja ao nosso paladar

Helena Araújo disse...

jj. amarante, já experimentei dos dois, mas prefiro sem recheio. Uma bela bolachinha, é o que é!

Lucy, obrigada. :)