18 fevereiro 2020

mais algumas razões para gostar tanto de Berlim


(foto: Twitter Hertha BSC)


1. Traduzo da página do Hertha BSC:

Declarações sobre o incidente na Liga Regional B-Junior

Devido a insultos racistas, a nossa equipa abandonou o campo em Auerbach antes do fim do jogo.

Berlim - No jogo de sábado (14.12.19) na B-Junior-Regionalliga Nordeste do nosso U16 na VfB Auerbach 1906 ocorreu um incidente de racismo. Vários jogadores da nossa equipa foram insultados de forma racista pelos seus adversários.

Após dar indicações ao árbitro, decidimos sair de campo aos 68 minutos do segundo tempo, quando marcava 2-0 a nosso favor, e não continuar o jogo, porque nós, o Hertha BSC, condenamos o racismo e a discriminação em todas as suas formas.

Paul Keuter, membro da direcção do Hertha BSC: "Há situações nas quais para nós até o futebol se torna secundário. Temos uma responsabilidade para connosco próprios, para com os nossos jogadores e também para com a sociedade. Levamos esta responsabilidade muito a sério. Por isso, não continuar o jogo era a única decisão aceitável. Talvez esta medida seja um alerta para todos nós - jogadores, clubes, associações e adeptos - para finalmente pormos termo a este problema. Em casos destes, os valores e uma atitude clara têm para nós muito maior importância do que ganhar ou perder em campo.

[ O caso foi levado a um tribunal de desporto, que decidiu atribuir uma derrota a esta equipa do Hertha BSC por 2-0. Embora o tribunal tenha decidido a favor do Auerbach, levou em conta as declarações dos sete jogadores do Hertha que se declararam vítimas de insultos racistas, o que dará origem a outro julgamento sobre uma possível penalidade contra o clube saxão e seus jogadores. Talvez seja parte importante desta equação saber que, nas eleições do ano passado na Saxónia, Auerbach deu à AfD 26,4% dos votos e 39,5% à CDU; SPD e Die Linke somados tiveram 18,1%. Auerbach esteve também recentemente nas notícias devido à decisão da Diocese de Dresden de manter como professor das aulas de religião católica um político da AfD que critica as declarações do papa Francisco sobre os refugiados e que numa aula de informática criou com os alunos um jogo em que um avião é dirigido contra uma mesquita. ]


2. Num jogo no princípio deste mês contra Schalke 04, Jordan Torunarigha, jogador do Hertha BSC, foi repetidamente insultado com ruídos de macaco por parte de adeptos do clube adversário. De cabeça perdida, num momento em que caíra junto ao treinador do Schalke 04 e este o segurou pelo pescoço, agarrou numa grade de bebidas e atirou-a para o chão com toda a força. Tanto ele como o treinador levaram cartão vermelho. As cenas pode ver-se aqui.

No jogo seguinte, milhares de adeptos do Hertha BSC exibiram cartazes com o número do jogador, além de muitos outros cartazes com mensagens de apoio. Um deles dizia "unidos contra o racismo - se for preciso, com grades de bebidas!" Inspirados por um desabafo de Torunarigha no Instagram, "ninguém pode escolher a cor da sua pele!", os jogadores brancos do Hertha BSC fizeram um risco escuro no rosto, e os jogadores negros um risco branco.

Os responsáveis do Schalke 04 mostraram-se chocados com o incidente e manifestaram o seu total apoio ao jogador. O clube está a colaborar com a polícia, a quem entregou material de vídeo para permitir a identificação dos autores dos insultos, e já declarou que aceitará sem reservas qualquer pena que lhe venha a ser aplicada.
(A notícia em alemão, de onde tirei também as imagens, está aqui)


(Foto: City-Press GmbH)

(Foto: City-Press GmbH)

(Foto: Ottmar Winter)

"25 - Um de nós!"


3. A foto que publiquei no início deste post é da conta de Twitter do Hertha BSC. A frase que a acompanha diz: "Quando uma imagem diz mais que palavras. Estamos contigo, Jordan!"

Traduzo algumas das reacções:

* Como adepto do Schalke, acho profundamente vergonhoso o que aconteceu ontem. Peço que o S04 renuncie à vitória e não jogue nas quartas-de-final. Como uma afirmação clara de que o racismo não tem lugar no #Schalke.

* Os adeptos do Schalke também estão contigo! Força!

* O futebol está a ficar cada vez mais anti-social. A atitude certa teria sido parar o jogo. Mas têm medo dos hooligans.

* Ok, o Jordan já teve alguns momentos de fúria na sua carreira. Mas desta vez era possível ver ao vivo como ele estava a perder a cabeça cada vez mais. Um sinal claro de que algo mais estava a acontecer.

* Caramba, estamos 1.000% contigo! WTF... eu teria reagido da mesma maneira!

* Esta não foi a primeira vez e não vai ser a última. Que comportamento tão desprezível. Não admira que ele não conseguisse conter as suas emoções. Quem teria conseguido na mesma situação? Gostava de saber como é que o próprio árbitro teria reagido, se fosse contra ele. 

* Espero que identifiquem esses idiotas e lhes dêem uma pesada pena. O único lugar certo para os racistas é a cela de uma prisão. Força, @Jordanynany !

* Não precisamos desta merda no futebol! Isto não tem nada a ver com rivalidade saudável entre os clubes, é apenas nojento. #NoToRacism #hahoe #Lifelong green

* Os acontecimentos de ontem deixam-me triste e profundamente revoltado. Estamos em 2020 e as pessoas ainda são alvo de insultos raciais. O que há de errado com vocês? As minhas desculpas como adepto do #S04 vai para @Jordanynany e o @HerthaBSC. Isto é insuportável.

* Espero que os idiotas racistas sejam encontrados e proibidos de voltar a entrar num estádio. Esses adeptos não têm lugar na arena! Tolerância zero para os racistas! Todos os que forem testemunhas de comportamentos destes devem levantar a sua voz em protesto.

2 comentários:

Catarina disse...

Aínda me surpreendo com estes incidentes entre jovens e na época em que vivemos. Ainda foi há poucos minutos que li num blogue que também houve comentários racistas num jogo em Guimarães. Fique curiosa de como teriam reagido os árbitros e treinadores e que consequências teriam sofrido os "racistas". Lamentável.

Gato Aurélio disse...

obrigada por este Serviço Público!