04 fevereiro 2020

à atenção do Facebook e da Accenture (e talvez de algum jornalista que passe por aqui)

Há dois dias o Facebook informou-me que havia oito posts meus bloqueados devido a denúncias anónimas, alegando que se tratava de spam. Pedi revisão, e ainda estou à espera de resposta. Ontem descobri que o Facebook está a bloquear o URL deste blogue, e não permite nem sequer a passagem de links em mensagens privadas.

A princípio ri-me. Achei que seria uma vingança de um grupo de pessoas que não gostaram do modo como, no mural de um amigo, rebati a sua crença de que o colonialismo português foi fofinho e tinha como objectivo "levar o progresso, a riqueza e os hábitos de trabalho àqueles primitivos".

Mas depois, ao ler o que uma amiga escreveu sobre o Dois Dedos de Conversa, caiu a ficha.
E se isto fosse muito mais do que uma vingança mesquinha? E se fosse uma
acção orquestrada para retirar visibilidade a este blogue?
Ao ser proibido no Facebook, este blogue deixa de estar presente num importante espaço de debate. Aliás: o bloqueio apagou automaticamente no Facebook milhares de posts, juntamente com os debates a que cada um deles deu origem.

Será que estamos perante um ataque orquestrado contra a liberdade de expressão no Facebook?
Será que o objectivo das denúncias que levaram o Facebook a bloquear o URL deste blogue é um sinal claro da guerra que se está a travar no espaço das redes sociais contra a presença e a visibilidade de vozes defensoras da Democracia e dos Direitos Humanos?

Gostaria de perguntar ao Facebook, e à Accenture, que é a empresa que revê os casos de denúncia:

1. Só por curiosidade: quantas denúncias anónimas são necessárias para o algoritmo tomar automaticamente a decisão de bloquear uma URL?
(É que não acredito que tenha havido algum humano a tomar a decisão de considerar spam um post sobre um concerto histórico na Filarmonia de Berlim, outro com um cartoon alemão sobre a cimeira de Davos, outro sobre a libertação de Auschwitz e a ilusão de que só naquele tempo é que se assobiava para o lado perante as tragédias humanas.)


2. Têm consciência de que podem estar a ser manipulados por uma estratégia desenhada para empobrecer e inquinar o espaço das redes sociais, deixando-se instrumentalizar por ela ao retirarem do espaço de debate público, sem qualquer controlo prévio, as vozes que procuram ter uma presença ponderada, tolerante e informativa?

3. Estão conscientes da responsabilidade de estarem na linha da frente contra o que parece ser uma estratégia concertada de tomada do espaço público para o empobrecer e polarizar?

4.
Que mecanismos têm para se defenderem deste tipo de ataque concertado à liberdade de expressão no espaço do Facebook?
5. Após reverem as denúncias e chegarem à conclusão de que se tratou de facto de uma acção concertada de ataque à liberdade de expressão, que medidas vão tomar em relação aos autores das denúncias?



7 comentários:

Albertina Costa disse...

Muito bem! Não se pode permitir. Bjos

2dedos de conversa disse...

Gostaria muito de seguir de perto o seu blog. Obrigada.

Luís Moreno disse...

Bom dia Helena,

Fiquei a conhecer o seu Blogue, ontem pelo programa, "Novo mundo Digital", da Rtp.
Os meus parabéns, pela dedicação e pela simpantia das suas palavras.
Hoje ganhou mais um seguidor.

Obrigado

Luís Moreno

Maria Miguel D. disse...

Estou chocada

VV disse...

Tentei colocar o endereço, forçando o uso de https (https://conversa2.blogspot.com) mas mesmo assim foi bloqueado, pelo que não é por esse motivo que o bloqueio acontece.
Mas recomendo que active o https nas definições do blog. Deixará de aparecer como "inseguro".

Ana Garrido disse...

Bom, parece que o blog voltou a estar acessível. Ainda bem. Um abraço, Helena. Sentimos que nos fazes falta.

Ana Garrido.

Francisco disse...

Não é um bocado hipócrita dizer que o Facebook tem de bloquear e censurar alguns utilizadores e depois protestar que o Facebook bloqueou a sua? Qual é o critério?