02 setembro 2019

"belicismo" (3)

Todas as famílias desta região da Europa têm as suas histórias sobre a guerra. Mas poucas sabem contar a sua história tão bem como o MC Somsen. Partilho aqui este texto que ele publicou no facebook (se quiserem ver as fotos, vão ao post original):

O meu pai Arie Somsen tinha quatro anos quando a Alemanha invadiu a Polónia a 1 de Setembro de 1939, faz hoje 80 anos.

Vivia em Amesterdão com os pais, Klazina van Drimmelen, então com 39 anos (tinha nascido em 1900), e Govert Willem Somsen, 5 anos mais novo que a sua mulher. Foram os meus avós paternos.
Dois dias depois da invasão da Polónia, a França e o Reino Unido declaram guerra à Alemanha. A Finlândia é invadida pela URSS em Novembro de 1939. Em Abril de 1940, a Alemanha invade a Dinamarca e a Noruega, para isolar a Suécia. Em Maio 1940, o Reino Unido invade a Islândia.
A 10 de Maio de 1940, dia em que meu pai fazia 5 anos, a Alemanha avança sobre a França, o Luxemburgo, a Bélgica e os Países Baixos.

O meu pai lembra-se desse dia como hoje. “Nesse dia levei rebuçados para a escola para partilhar com os meus colegas, como fazíamos sempre nos aniversários, mas a escola estava fechada e voltei para casa cheio de rebuçados no bolso. Foi então que perguntei à minha mãe:
- O que vou fazer com estes rebuçados todos, mãe?
- Vamos comê-los todos. Afinal de contas, não é todos os dias que temos uma guerra.

O meu avô, professor em Amesterdão, fazia parte de um jornal intelectual de esquerda, o Vrij Nederland (que ainda existe), e foi preso pelos alemães a 17 Maio de 1940, por suspeita de resistência e sedição.

Permaneceu primeiro na Holanda ocupada, levado depois de julgamento em 1941 para uma prisão nos arredores de Bona, e finalmente deixado numa outra prisão nos arredores de Berlim, até ser finalmente libertado pelos russos em Abril de 1945.
Regressou a casa a 5 de Julho de 1945 para voltar a comer alguns rebuçados com os seus três filhos, incluindo o meu pai, que já tinha 10 anos.


MC Somsen

1 comentário:

GWB disse...

brutal. obrigado pela partilha e ao mcsomsen por contar o episódio.
www.takedireto.wordpress.com