02 julho 2019

será um caso de plágio?




A imagem dos deputados de costas voltadas no Parlamento Europeu lembra-me uma foto histórica que se pode ver na exposição fotográfica sobre o Parlamento e a Democracia alemã, que há na base da cúpula do edifício do Reichstag. Nela se vêem os deputados do NSDAP a virar as costas em sinal de desprezo pela Assembleia.


Será que estes deputados do partido do Brexit estão a plagiar os deputados nazis? E será que estão a fazer de propósito, ou o plágio foi um lapso involuntário, decorrente de uma profunda ignorância?

Caso numa próxima fase estes deputados entendam que era boa ideia marcar a sua oposição abandonando a sala do plenário, deixando apenas o Farage como observador, convém informá-los que quando os do NSDAP fizeram isso, em 1931, o observador que ficou na sala era o Goebbels.

Ah, e se se lembrarem de aparecer no Parlamento exibindo vestuário de confronto ideológico, também não estão a inventar nada. Na mesma exposição também há uma fotografia mostrando os deputados do NSDAP envergando o uniforme do seu partido.

Estou a avisar, para o caso de se ter tratado de um plágio involuntário.
Sabe-se lá... nos tempos que correm os eleitores já não são muito exigentes em relação aos políticos, aceitam qualquer um que saiba mentir e despertar ódios de forma convincente, e depois acontecem plágios históricos destes, que até podem ser involuntários mas parece mal... 






Sem comentários: