12 abril 2019

sacos IKEA

Heathrow.
A última vez que aqui estive foi em 2000 - íamos a caminho dos EUA, com os miúdos pequeninos. Em vez de malas, eu levava sacos IKEA com todas as tralhas que achava que iam ser necessárias na nossa vida em San Francisco. Sacos IKEA nos aviões é uma das coisas mais geniais que inventei. A sério: não pesam nada, e cabe imensa coisa.
Só foi pena o Joachim sentir um bocadinho de vergonha.
Desta vez tenho malas normais. Tão normais que ainda me arrisco a confundi-las com as das outras pessoas. Passo a vida a abri-las para ver se o que está dentro é meu. E a suspeitar que o que está dentro é igual ao que os outros levam nas malas deles.

No avião, à chegada, naquele momento tenso em que todos querem sair muito depressa, olhei para as pessoas à minha volta e aconteceu uma coisa estranha: por causa do Brexit, vi "outros". Não o "nós" das pessoas que entraram num avião em Berlim, mas "eles", um corpo estranho na nossa comunidade europeia. Não senti qualquer espécie de despeito, ou rancor, ou desprezo. Apenas a surpresa de algo que é legítimo, mas diverge daquilo a que me habituei a ver como sendo a normalidade. Uma espécie de sacos IKEA no aeroporto...

Tenho um lugar à janela. Infelizmente, do lado direito do avião. Perguntei se não me arranjavam um do lado esquerdo. Ai, e tal, 49 libras.
49 libras?! Nada feito. Amanhã de manhã o sol vai ter de se desenrascar sozinho para amanhecer sobre África, porque eu irei sentada a poente. Espero que outros o saibam ver e apreciar.
Mas tenho as minhas dúvidas: da última vez, mal começou a espalhar as suas cores prodigiosas pela savana, o pessoal desatou a baixar a cortina para continuar a dormir.
(Se eu fosse esperta, vendia-lhes o meu lugar a poente por 49 libras, preço de amigo, para poderem dormir descansados.)
 

1 comentário:

AnaMar (pseudónimo) disse...

Mais um delicioso texto.
Uma dica , certamente que conhece, para diferenciar as malas: personalizá-las com cintos elásticos de segurança, mais para as distinguir, do que para as tornar impenetráveis ;-)
Um abraço daqui e continuação de excelentes viagens , mesmo quando o sol não bater na sua janela.